DECEMBER 9, 2022

Nova diretoria clínica e comissão de ética médica tomam posse na Santa Casa Montes Claros

Com 153 anos de história, a Santa Casa é o maior complexo hospitalar do norte de Minas e foi a primeira no Brasil a receber o Selo ONA Nível III da Organização Nacional de Acreditação, reconhecida pela qualidade e humanização no atendimento.

Fundada em 1871 como Irmandade Nossa Senhora das Mercês da Santa Casa Montes Claros, a instituição integrou-se à Igreja Católica em 1878 por ato de Dom João Antônio dos Santos, Bispo de Diamantina. Com 153 anos de história, a Santa Casa é o maior complexo hospitalar do norte de Minas e foi a primeira no Brasil a receber o Selo ONA Nível III da Organização Nacional de Acreditação, reconhecida pela qualidade e humanização no atendimento.

Foto: Ana Paula Paixão / Agência Panda

Em uma cerimônia realizada na noite de ontem, 1º de julho, tomou posse como Diretor Clínico o infectologista Dr. Luciano Freitas Fernandes,  que passa a exercer a função que era do cardiologista Dr. Geraldo Guinomar Alcantara, que ocupou o cargo por cinco anos. De acordo com o artigo 27 da seção II do Regimento do Corpo Clínico da Santa Casa Montes Claros, o Diretor Clínico é responsável pela assistência médica da instituição, respondendo perante o Conselho Regional de Medicina por qualquer descumprimento dos princípios éticos ou falta de condições técnicas de atendimento. Além disso, a solenidade oficializou a posse da nova Comissão de Ética Médica, que, assim como a diretoria clínica, assume grandes responsabilidades na manutenção dos padrões éticos da instituição.

A noite foi marcada por discursos que reforçaram o compromisso da Santa Casa Montes Claros com a excelência e a ética no atendimento médico, celebrando a continuidade de uma tradição de 153 anos de cuidado e dedicação à saúde da população de todo o norte de Minas. Todos os membros foram eleitos através de votação por parte dos pares médicos. Os cargos têm duração de 30 meses.

Confira como ficou a composição:

Diretoria Clínica

Diretor Clínico: Dr. Luciano Freitas Fernandes

Vice-diretor Clínico: Dr. Daniel Ferreira Fagundes.

Comissão de Ética Médica

Presidente: Dr. Christian Luiz Ferreira Xavier

Vice-presidente: Dr. Carlos Rafael Lima

Membros Efetivos

Dr. Brendow Ribeiro Alencar

Dr. Daniel Silva Ramos

Dr. Geraldo Sérgio Gonçalves Meira

Membros Suplentes

Dr. Hebert Rogério Bento dos Santos

Dra. Catarina Ferreira Veloso de Abreu Silva

Dr. Wagner Leite Ferreira

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Montes Claros Norte de Minas Polícia

Montes Claros: Polícia Federal combate fraude bancária praticada via internet

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino