DECEMBER 9, 2022

FATOS & DETALHES

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário

LULA NÃO VEM

O presidente Lula não virá a Montes Claros nesta sexta-feira (28) conforme anunciado no início da semana. A agenda em Minas Gerais ficará a restrita a Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora. Nas redes sociais do deputado Paulo Guedes (PT), o ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha, justificou a não-vinda por questões logísticas, já que os hotéis de Montes Claros estão lotados em função da realização da Expomontes. Padilha disse que os investimentos que Lula anunciaria aqui serão anunciados em Belo Horizonte mesmo e que uma nova data para o Norte de Minas será marcada.

FESTA DO CURRAL

A tradicional Festa do Curral, confraternização promovida pela Sociedade Rural com fazendeiros, classe política e imprensa como uma espécie de abertura informal da Expomontes, deu o tom de como será o apoio dos ruralistas nas eleições municipais deste ano. O vice-prefeito e candidato a prefeito de Humberto Souto, Guilherme Guimarães, foi ciceroneado pelas principais lideranças do segmento e foi o centro das atenções no evento. Majoritariamente bolsonarista, a classe rural de Montes Claros confirmou, aparentemente, a previsão de Sandro Fusca, dissidente do PL local, de que 99% apoiará Guilherme Guimarães e não o pré-candidato do partido do ex-presidente.

FALANDO NISSO…

Fonte com trânsito livre na diretoria do PL de Montes Claros informou a este jornalista que, no momento, existem três linhas de pensamento entre os filiados do partido. Uma defende a candidatura própria do pré-candidato lançado. Outra entende que o partido deveria compor na vice de Guilherme Guimarães – ocorre que, neste momento, não há o menor clima para o nome desse eventual vice ser o do atual pré-candidato a prefeito, que já não seria mais aceito pelos líderes da administração municipal. A terceira corrente defende a substituição do pré-candidato a prefeito do partido, alegando que as pesquisas de consumo interno não estariam apresentando dados animadores. A pré-candidatura a prefeito do PL também estaria dividindo, embora o discurso público seja outro, naturalmente, as lideranças estaduais do partido. Uns querem retribuir o apoio de Humberto Souto a Bolsonaro. Outros entendem que os bolsonaristas naturalmente votarão no candidato de Humberto e isso provocaria um desempenho ruim para a imagem do partido em caso de manutenção da candidatura própria. Já há quem ache em Belo Horizonte que é importante o PL ter candidato para, pelo menos, ajudar no voto de legenda da chapa de vereadores.

JUSTIÇA AGE EM PORTEIRINHA

Decisão do juiz Rodrigo Colosimo, da vara única da comarca de Porteirinha, determinou que o prefeito daquela cidade, Juracy Freire, reduza para 35% do total do funcionalismo o número de servidores contratados sem concurso público pela administração municipal. Segundo o Ministério Público, que fez a denúncia, de um total de 1.292 servidores da Prefeitura de Porteirinha, 572, ou seja, mais de 44%, quase metade, entraram sem concurso público. “Nem a pandemia do novo coronavírus – talvez o evento mais extraordinário ocorrido em nossa geração, e que gerou, sem dúvida alguma, necessidades temporárias de excepcional interesse público – demandou o suprimento temporário de pessoal nessa dimensão”, escreveu o Ministério Público no pedido de liminar acatado pela Justiça de Porteirinha.

EDMÁRCIO X MAURÉLIO

Antes aliados muito próximos, há uma possibilidade do atual prefeito de Matias Cardoso, Maurélio Santos (MDB) ter como adversário nas urnas o ex-prefeito Edmárcio (PODEMOS). Edmárcio foi chefe de gabinete de Maurélio três anos e meio de gestão e se desincompatibilizou para ficar apto a se candidatar. Ambos estão, aparentemente, em aberta pré-campanha. Se os dois forem mesmo candidatos, a configuração política de Matias Cardoso será totalmente reorganizada. Muita expectativa para as próximas semanas na capital dos Gerais.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino