DECEMBER 9, 2022

Inscrições abertas para o Torneio Leiteiro da 50ª Expomontes

Até o dia 28 de junho de 2024

Foto: Divulgação

O Torneio Leiteiro, atividade técnica da 50ª Expomontes, já está com inscrições abertas na sede da Sociedade Rural de Montes Claros até o dia 28 de junho de 2024. Podem participar da disputa os produtores rurais que se dedicam à bovinocultura leiteira. É permitido concorrer com apenas um animal por categoria, e a inscrição será feita em nome do produtor, que deve escolher o animal para representá-lo no torneio. Não são aceitos animais ainda em produção de colostro.

Após a entrada no Parque e durante a realização do Torneio Leiteiro, será proibido o uso de medicamentos que influenciam a produção de leite, de forma injetável, oral ou parenteral, exceto em casos clínicos onde se tenha a indicação do veterinário credenciado pelo Parque de Exposições. Caso descoberto, o animal será eliminado do Torneio. Os criadores assinam, no ato da inscrição, um termo de compromisso atestando ciência e concordando com todas as cláusulas do regulamento oficial.

Os bovinos são divididos de acordo com o grau de sangue e idade e somente podem participar a partir da apresentação do Guia De Trânsito Animal (GTA), acompanhada da Nota Fiscal de produtor rural. Também é necessário apresentar o certificado de vacinação contra febre aftosa, atestado de exame negativo para brucelose e tuberculose e outras documentações.

A entrada dos animais participantes do Torneio Leiteiro ocorre do dia 26 a 30 de junho. No dia 01/07, ocorre a classificação e esgota dos animais. Já as ordenhas e pesagens são realizadas nos dias 02, 03 e 04 de julho. Para finalizar, serão divulgados os resultados e entrega dos prêmios aos campeões no dia 5.

A primeira edição foi realizada em 2012. De acordo com o Diretor de Pecuária Leiteira da Sociedade Rural, Otaviano Pires Júnior, “As categorias são variáveis porque depende da raça e do peso dos animais. Nesse caso, temos a categoria Meio-sangue Holandês/Zebu, Mestiça e Pura/Apurada nas fases júnior, jovem e adulta. É consagrado como campeão aquele com maior produção de leite,” explica o diretor Otaviano Pires.

O leite ordenhado durante o Torneio é depositado em tanque resfriador e posteriormente é comercializado.

A competição é realizada no Parque de Exposição João Alencar Athayde, de Montes Claros, em pavilhão próprio, durante a Expomontes.

“É com grande entusiasmo que anunciamos a abertura das inscrições para o Torneio Leiteiro da 50ª Expomontes. Este evento não só celebra a tradição e a excelência da pecuária leiteira da nossa região, como também oferece uma plataforma para que os nossos produtores rurais mostrem o resultado de seu árduo trabalho e dedicação. Convidamos todos os pecuaristas a participar e contribuir para o sucesso dessa edição histórica. Esperamos vocês para uma competição saudável e enriquecedora, onde o verdadeiro campeão é o desenvolvimento do setor leiteiro, conclui o presidente da Sociedade Rural, José Henrique Veloso”.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino