DECEMBER 9, 2022

CineMontes Festival

O Festival de cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Montes Claros terá sua primeira edição nos dias 13, 14 e 15 de junho

Foto: Divulgação

O Cinemontes – Festival de cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Montes Claros terá sua primeira edição nos dias 13, 14 e 15 de junho, com uma programação diversificada no âmbito das comemorações dos 45 anos do Centro Cultural Hermes de Paula, valoroso espaço consagrado à cultura montesclarense.

Realizado pela Unimontes e pela Prefeitura de Montes Claros, através do Departamento de Artes e o Centro de Comunicação e Referência Audiovisual dessa universidade e a Secretaria Municipal de Cultura, o Cinemontes tem o intuito de trazer o cinema para a cena cultural da cidade e sensibilizar a comunidade norte-mineira para a importância cultural, social e econômica do oferecimento do curso de Cinema e Audiovisual, em fase de aprovação nos conselhos superiores da Unimontes.

A sessão de abertura no dia 13 de junho, terá início às 20:30 no Centro Cultural com a apresentação do Grupo Lirais, com participação do Coral universitário. Em seguida o Cinemontes homenageará os 21 anos de atividade cineclubista do projeto Cinema Comentado, grupo de abnegados amantes do cinema, cuja atuação em Montes Claros vem incentivando na comunidade o gosto pela 7ª Arte, contribuindo assim para a formação de platéia e o cultivo do pensamento crítico.

O momento culminante dessa sessão de abertura será o da palestra que nos trará Matheus Rufino,

gerente de produção e programação Audiovisual na Diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação, instituição responsável pela Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Na programação, durante os dias 13, 14 e 15, serão oferecidas diversas oficinas e minicursos, cuja programação e inscrição encontram-se abertas no endereço o www.even3.com.br/cinemontes

Durante o dia 14/06 e manhã de sábado (15/06), teremos seguidas sessões para exibição de curtas e documentários no Centro Cultural destinado às escolas públicas e particulares, bem como sessões abertas ao público em geral a partir das 17 horas. Essa mostra privilegiará filmes e audiovisuais de

produtores da região norte-mineira e uma seleção de produtos audiovisuais especialmente nos enviada pelo curso de Cinema e Animação da UEMG, marcando o início de uma parceria entre nossas instituições.

Rodas de conversa nas tardes de sexta-feira e sábado (14 e 15/06) propiciarão debates temáticos em mesas redondas com produtores, realizadores e agentes culturais locais.

Para aquecer as noites dos dias 14 e 15/06, teremos apresentações artísticas no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, com apresentação do Tiri Trio, com releituras da MPB e composições próprias, e o Grupo Senescentes, que trará o melhor do repertório de serestas norte-mineiras.

Com esta edição, o Cinemontes espera contribuir para a fermentação de massa crítica regional à volta da significativa atividade industrial do cinema e do audiovisual na chamada economia criativa, o reconhecimento da necessária concentração de recursos humanos, intelectuais, materiais e políticos para a integração, no curso pretendido, de diferentes linguagens, infraestruturas e tecnologias, contribuindo assim para a formação de mão de obra qualificada, o oferecimento de prestação de serviços no setor e a consolidação de polo regional de cinema e audiovisual na mesorregião do Norte de Minas Gerais.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino