Com o intuito de conscientizar os motoristas de carretas e caminhões quanto aos cuidados com a saúde e, com isso, evitar acidentes de trânsito causados por mal súbito, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/ SAMU Macro Norte, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizará uma ação para orientar os condutores sobre o cuidado com a saúde através de uma blitz educativa nessa quarta-feira (29), no Posto Policial da PRF, na BR-251, de 8 às 12 horas.
A ação é em alusão ao Maio Amarelo que proporcionará atendimento médico especializado e orientações aos motoristas de veículos de transporte de cargas à respeito das condições cardiovasculares dos condutores e a necessidade da escolha de alimentos saudáveis durante as viagens, prática de atividade física e consultas preventivas.
“Através do nosso serviço de epidemiologia, percebemos um crescente aumento no número de chamados relacionados a eventos cardiovasculares em postos de combustíveis: motoristas infartados, que tiveram mal súbito, até mesmo constatação de óbito”, explicou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Ubiratam Lopes, sobre o motivo do foco da campanha ser os motoristas de veículos de carga.
O NEP ainda fará um levantamento epidemiológico voltado para a saúde cardiovascular, para verificar se os caminhoneiros estão mais predispostos a um infarto ou mal súbito, do que a população em geral. Com isso, tentar identificar se muitos dos acidentes em rodovias podem estar relacionados a um mal súbito no volante.
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/