DECEMBER 9, 2022

Comida di Buteco: Montes Claros conhecerá vencedores na próxima terça, 21

22 butecos da “Princesinha do Norte” colocaram seus dotes culinários à prova por quase um mês, criando petiscos inovadores e saborosos para conquistar o paladar dos jurados e do público

Foto: Divulgação

A espera está quase acabando: na próxima terça-feira, dia 21 de maio, Montes Claros conhecerá os campeões da 17ª edição do Comida di Buteco (CdB), um dos mais tradicionais concursos gastronômicos do Brasil.

22 butecos da “Princesinha do Norte” colocaram seus dotes culinários à prova por quase um mês, criando petiscos inovadores e saborosos para conquistar o paladar dos jurados e do público. A disputa foi acirrada, com cada boteco buscando se destacar com sua criatividade e tempero especial.

Os amantes do concurso Comida di Buteco puderam visitar, experimentar, votar e ajudar a eleger o melhor buteco da cidade. Agora, os primeiros colocados serão conhecidos em uma noite especial para convidados, jurados, botecos participantes e a imprensa.

Butecos participantes:

611 House Bar; Balança Vento; Bar das Meninas; Bar do Kal; Bar do Soró; Bar do Thom; Bendita Espeteria; Boteco Topp; Cantina da Paty; Carrancas Grill; Delícias do Crepe; Divino’s Bar; Dom Canela Botequim; Jiló Butiquim; Kentura 2; Lopes Bistrô; Lounge 433; Nobre’s Bar; São Bento Espetaria; Universo do Beiju; War Pigs Rock Bar; Zebu Bar e Espeteria.

Até a edição de 2023, Montes Claros já consagrou 12 vencedores diferentes: Jiló Butiquim (2023); Bendita Espeteria (2022); Thom Bar, em três edições (2021, 2014 e 2012); Carrancas Mercado (2019); Estação 23 (2018), Kina do Caipirão (2017); Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo, por três vezes (2005, 2006 e 2010); Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e Bar do Divino (2007).

Dinâmica do concurso

O concurso nasceu em 2000 com o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração. A lista completa você confere ao final do texto.

Nesta 17ª edição, o concurso convidou a todos a se unirem à grande festa da cultura botequeira, sob o lema “Somos Todos Buteco”. Mais do que um simples concurso, o Comida di Buteco é uma celebração da culinária raiz, da tradição e da identidade brasileira.

A missão de eleger o melhor entre os melhores não foi fácil. Um júri especializado, composto por chefs, jornalistas e gastrônomos, visitou cada buteco, avaliando criteriosamente os petiscos, o atendimento, a higiene e a temperatura da bebida.

Mas quem será que levará para casa o prêmio de campeão e melhor boteco de Montes Claros? A resposta está prestes a ser revelada!  Prepare-se para uma noite de muita emoção, sabores e reconhecimento aos mestres da cozinha de boteco raiz de Montes Claros!

Fique de olho nos canais oficiais do Comida di Buteco para saber mais sobre a premiação e os vencedores!

A geografia butequeira de norte a sul do Brasil

Estamos presentes em 27 circuitos e em mais de 40 municípios:

  • MINAS GERAIS – Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia e Araguari, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano);
  • SÃO PAULO – São Paulo Capital, São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto;
  • RIO DE JANEIRO – Rio Capital, Niterói, Baixada: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João do Meriti;
  • DISTRITO FEDERAL – Brasília, Taguatinga, Guará, Águas Claras;
  • BAHIA – Salvador;
  • CEARÁ – Fortaleza;
  • GOIÁS – Goiânia e Aparecida de Goiânia;
  • PERNAMBUCO – Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes;
  • AMAZONAS – Manaus;
  • PARÁ – Belém e Ananindeua;
  • PARANÁ – Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá;
  • SANTA CATARINA – Florianópolis, Blumenau, Joinville;
  • RIO GRANDE DO SUL – Porto Alegre e Canoas.

 Patrocinadores

Cerveja oficial Amstel

Ao unir forças novamente com o Comida di Buteco, Amstel reafirma seu compromisso não apenas com a qualidade da cerveja, mas também com o fortalecimento da cultura dos butecos, essenciais para a identidade brasileira. Com mais de 150 anos de história, Amstel traz consigo a rica tradição de uma receita europeia, realçando a magia da levedura holandesa em uma cerveja sem aditivos. Este ano, em sintonia com o tema “SOMOS TODOS BUTECO”, convidamos todos a brindarem com Amstel, apreciando o sabor incomparável de sermos nós mesmos. Somos Todos Buteco com Amstel, celebrando a autenticidade e a tradição em cada gole.

Piraquê

“Focada no segmento de biscoitos e snacks premium, Piraquê valoriza receitas autênticas. Desde 2021, a marca é parceira do Comida di Buteco. A intenção é convidar o público para experimentar o original a partir de um portfólio com criações pensadas para o evento. Em 2021, a parceria trouxe para as gôndolas snacks com base de biscoito nos sabores Pão de Alho, Pimenta e Calabresa. Já em 2023, Piraquê apresentou os sabores Filé Aperitivo, Pepperoni e Anéis de Cebola, integrando o segmento de salgadinhos à base de trigo.”

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apóia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta, transporta, vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apóia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País.

Na edição de 2024, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander. “O Comida di Buteco é uma celebração única da nossa cultura gastronômica e da força empreendedora do setor. É motivo de orgulho para o Santander chegar ao sexto ano desta parceria de sucesso, que democratiza o acesso a experiências inesquecíveis em todo o país.”, diz Bibiana Berg, head de Experiências & Cultura do Santander Brasil.

Coca-Cola

Como uma marca que há décadas está presente nas mais diversas experiências gastronômicas brasileiras, estamos animados em nos associar a um evento que celebra a essência dos butecos, lugares onde os sabores autênticos e as conexões genuínas se criam. “Uma Coca-Cola bem gelada tem uma longa história de complementar a deliciosa comida de buteco, tornando cada momento compartilhado ainda mais especial”, completa Ted Ketterer, Head De Marketing Da Coca-Cola Brasil.

 Zero-Cal

Zero-Cal é a marca líder no mercado de adoçantes e há 20 anos a mais lembrada pelos consumidores. A parceria entre Zero-Cal e o Comida Di Buteco nasceu em 2017, com o intuito de reforçar que seu drink do happy hour pode ser mais doce, e claro, zero açúcar. Zero-Cal acredita que é possível levar uma vida bem-humorada, leve e otimista e oferece produtos especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam aproveitar as delícias do dia a dia, com um portfólio completo, do tradicional ao natural, para todo o tipo de paladar.

Chandon

A Chandon, marca de espumantes excepcionais, reafirma sua parceria com o Comida di Buteco em 2024, destacando o Chandon Passion como a escolha perfeita para acompanhar os petiscos dos estabelecimentos participantes, promovendo um brinde à cultura gastronômica brasileira. A marca busca democratizar a experiência com o espumante, proporcionando ao público uma experiência única. O Comida di Buteco promove uma votação com premiações para os botecos e para celebrar esse momento a Chandon presenteará os botecos campeões de cada estado com uma garrafa de Chandon Magnum Brut e o campeão nacional com uma experiência exclusiva em um dos restaurantes parceiros da Chandon em sua região.

Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos. A instituição tem sede em Belo Horizonte e oferece atendimento em 58 agências e 588 pontos da rede ‘Aqui tem Sebrae’ em nove regionais do estado. Com o propósito de ‘impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas’, o Sebrae Minas orienta quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento, e desenvolve projetos de articulação para a disseminação e criação de políticas públicas voltadas para melhoria do ambiente de negócios. Além disso, atua em programas de educação empreendedora, capacitando jovens e adultos e estimulando o comportamento empreendedor.

Sympla

Este é mais um ano de parceria com o Comida di Buteco e, dessa vez, com novidades. A Sympla traz, para esta edição, uma série de novos conteúdos para o público. A ideia é fornecer as principais informações sobre os participantes, localização dos bares e até mesmo algumas receitas de petiscos que já foram premiados. Com isso, esperamos ajudar as pessoas a viverem a melhor experiência possível no circuito de butecos.

Serviços

Empresas patrocinadoras em Montes Claros:

Cerveja Oficial: Amstel

Apresentador: Piraquê

Patrocinadores: Santander/GetNet, Coca-Cola

Apoiadores: McCain, Zero-Cal, Chandon, Sebrae Minas

Promoção: Inter TV Grande Minas, Bretas

Apoiadores Institucionais: Abrasel, Alternativa Publicidade, Neooh, Boxnet, Sympla.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Geral Montes Claros

Vem aí as tradicionais Barraquinhas da Fundação Sara

Esporte Montes Claros

Abertura Campeonato Rural de Montes Claros