DECEMBER 9, 2022

Dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A abertura da campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” começa nesta manhã (14), no Parque Municipal Milton Prates

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde realiza, na manhã desta terça-feira, 14, no Parque Municipal Milton Prates, a abertura da campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. A campanha é realizada em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e tem por objetivo mobilizar e convocar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos da parcela mais jovem da população.

Para realizar uma extensa programação, a Prefeitura de Montes Claros conta com a apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Selo Unicef. A solenidade de abertura acontecerá a partir das 8:30.

A semana de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente prossegue com uma ampla programação em diversos pontos da cidade.

No dia 15, quarta-feira, acontecerão, a partir das 9 horas, diversas apresentações na entrada da Prefeitura, na avenida Cula Mangabeira.

No dia 16, a partir das 8:30, acontecerá uma blitz educativa na Praça Doutor Carlos com ações educativas, apresentação do Trilha da Leitura, apresentações de jiu-jtsu do Instituto Marcos Barbosa e apresentação dos alunos da Apae.

No dia 17, sexta-feira, acontecerá uma palestra na Câmara dos Vereadores e apresentações de dança do Instituto Fé e Alegria, além de palestra com Iara Wanderley Biondi, analista de Polícia Civil, psicóloga e especialista em clínica psicanalítica.

Do dia 19 até o dia 31 de maio acontecerão ações preventivas nos 11 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com rodas de conversas com famílias em parceria com os Conselhos Tutelares.

Diversas formas – A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, dentre elas o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

Compartilhe: