DECEMBER 9, 2022

5º Domingo no Campus da UFMG oferecerá cerca de 20 atividades gratuitas para a comunidade

O evento aberto ao público será realizado no dia 5 de maio no campus Montes Claros

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Cerca de 20 atividades estão programadas na 5ª edição do Domingo no campus, que será realizada no dia 5 de maio de 2024, das 9h às 13h, no campus Montes Claros. Serão oferecidas cerca de 20 atrações de lazer, esporte, arte e cultura. Todas as atividades serão gratuitas e realizadas ao ar livre, concentradas na região central do campus. O evento é conhecido também por ter atividades para todas as idades e, dessa vez, não será diferente. “Teremos atividades recreativas para todas as idades e muita música para animar o nosso domingo de 9h da manhã a uma hora da tarde. Chame os amigos, pegue óculos escuros, boné e água e venha curtir com a gente. Não se esqueça de passar um protetor solar e repelente que nossa cidade não brinca no quesito sol. Aproveite também para fazer um passeio com seu pet ou fazer um piquenique em nossos gramados”, convida a presidente da comissão organizadora do Domingo no Campus, professora Maria Fernanda Lousada.

Programação diversificada

Ao todo, 24 atividades serão realizadas no Domingo no Campus. Oficinas com a temática ambiental, música ao vivo, pintura facial para crianças, musicalização infantil, yoga, jogos e brincadeiras são algumas das atrações. Confira abaixo a programação detalhada.

  • Música no Gramado: apresentações musicais de diversos gêneros serão realizadas no gramado central do campus.
  • A incrível diversidade de plantas e vegetações do Norte de Minas Gerais: uma imersão no mundo botânico por meio de atividades lúdicas envolvendo o reconhecimento de espécies comuns da flora do/no Norte de Minas. Observação de estruturas vegetais em lupa, jogos interativos com espécies de plantas utilizadas no Brasil, confecção de marcador de páginas com uso de flores e folhas de plantas ornamentais.
  • Pintura indígena corporal: oportunidade de conhecer melhor a cultura indígena por meio da pintura corporal, sua importância, seus significados e materiais utilizados.
  • Como você se sente?: atividades de conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência (PCD) na sociedade. Desafios enfrentados por pessoas com deficiências auditiva, visual, física e transtorno do espectro autista poderão ser experimentados nessa oficina do Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento (PRO-ICA).
  • Gincana Coronel: para essa edição do Domingo no Campus, a Coronel (Associação Atlética Acadêmica do ICA-UFMG) preparou brincadeiras como corrida do ovo, corrida do saco e jogo de mímica.
  • Neutraliza: em suas edições o Domingo no Campus tem feito a sua parte na neutralização do carbono gerado. E desta vez não será diferente! As emissões de gás carbônico do evento serão neutralizadas com o plantio de mudas de espécies nativas pelo grupo de extensão do PET Floresta.
  • Pintura facial: Deixe a imaginação da criançada livre para escolher/sugerir o desenho facial de sua preferência. Com tinta própria para a pele e, claro, muita diversão no nosso Domingo no Campus.
  • Curupiras: brincando e aprendendo : origamis, colagem botânica, jogo da memória ecológico e outras experiências para toda garotada. Essa oficina é para aprender brincando, além de estimular a imaginação, a coordenação motora e o pensamento criativo.
  • Caldas alternativas – combate a pragas agrícolas de forma natural, utilizando matérias-primas de fácil aquisição.
  • Plantas medicinais – uso na produção de remédios caseiros: nesta oficina vamos explorar o fascinante mundo das plantas medicinais e suas aplicações terapêuticas. Venha conhecer algumas plantas, suas propriedades, indicações de uso e preparações de chá, xarope e pomada.
  • Assim se faz uma nova semente: por meio de jogos lúdicos, você vai aprender como identificar a morfologia dos órgãos reprodutivos da planta, como ocorre a fecundação, a formação do fruto e das sementes, além das principais partes da planta. E como conservar e beneficiar a semente sem perder seu valor germinativo? Ahhh, isso só vamos de contar na oficina “Assim se faz uma nova semente”.
  • Pintura criativa com tinta de solo: você sabia que é possível preparar tintas a partir de solo?! Não?! Então vem aprender com a gente e depois se divertir fazendo pinturas com as tintas produzidas com solo!
  • Mostra de insetos: você já viu uma “caixa de insetos”?! Ficou curioso?! Então venha explorar essas caixas entomológicas com lupas! Você também poderá assistir vídeos curtos sobre os insetos, além de poder escutar seus sons.
  • Expossolo: venha admirar as pinturas com tinta de solo do acervo do projeto Solos na Escola. A exposição dessa arte fica por cota da oficina Expossolo!
  • Oficina sorriso saudável – cuidados essenciais para uma boca feliz: você conhece os cuidados essenciais para uma boca feliz? Venha conferir informações e práticas educativas sobre saúde bucal: importância da higiene oral, técnicas adequadas de escovação e uso de fio dental, benefícios de uma dieta equilibrada para a saúde dos dentes e gengivas, prevenção de cáries, doenças gengivais e hábitos prejudiciais.
  • Demonstração de processos: você conhece os processos fundamentais da Engenharia de Alimentos?! Venha vivenciar uma experiência prática e envolvente com a demonstração de processos curtos com a Ática, empresa júnior do curso de Engenharia de Alimentos da UFMG.
  • Explorando a vida sob os nossos pés – conhecendo a macrofauna e microfauna do solo: com essa oficina, você terá oportunidade de conhecer e explorar o mundo fascinante (e até esquecido) da macro e microfauna do solo, conhecer os organismos que habitam o solo, sua importância para os ecossistemas e sua relação com a saúde do solo e a sustentabilidade ambiental. Haverá atividades práticas, como escavação de amostras de solo, observação de microrganismos ao microscópio e identificação de macrofauna utilizando lupa.
  • Jardinagem com materiais reciclados e qualidade de vida: você sabe a importância do contato com as plantas? Já utilizou materiais reciclados em jardinagem? Se não, ou se deseja conhecer um pouco mais, vem participar dessa oficina com a gente!
  • Yoga no campus: se você quer praticar o mantra “mente sã e corpo são”, não pode ficar de fora dessa oficina! Venha fazer ásanas, pranayamas( técnicas de respiração), relaxamento e meditação nesse Domingo no Campus.
  • Coleta seletiva no ICA: se você deseja conhecer ou saber um pouco mais sobre essa atividade tão importante, de forma lúdica, com brincadeiras, jogos e troca de informações, venha participar da oficina de Coleta Seletiva do ICA. Vamos fazer a nossa parte!
  • Musicalização infantil: a música auxilia no desenvolvimento e aprendizagem, melhorando o desempenho das crianças. Os pequenos terão contato de forma lúdica com algumas técnicas musicais.
  • Oficina de canto coral: sabia que todo mundo pode cantar? Venha descobrir um pouco mais do universo musical na oficina de canto coral.
Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Geral Montes Claros

Vem aí as tradicionais Barraquinhas da Fundação Sara

Esporte Montes Claros

Abertura Campeonato Rural de Montes Claros