DECEMBER 9, 2022

Montes Claros promove 1° Fórum Municipal para Pontos de Cultura e Espaços Culturais

O evento será dia 02 de maio e será realizado a partir das 17h, no Centro Cultural Hermes de Paula

Foto: Divulgação

Ampliar o conhecimento sobre as oportunidades criadas pela Política Nacional Aldir Blanc para a classe cultural é um dos objetivos da Prefeitura de Montes Claros. Encontros técnicos, fóruns e oitivas estão na programação, para identificar, reconhecer e estimular as atividades realizadas pelos coletivos, de maneira a capacitá-los para acessar os recursos.

Nesse sentido a Secretaria de Cultura promoverá no dia 02 de maio o 1° Fórum Municipal para Pontos de Cultura e Espaços Culturais de Montes Claros. O evento será realizado a partir das 17h, no Centro Cultural Hermes de Paula, para entidades, associações, espaços e grupos, que atuem nos segmentos artístico/culturais, valorizando a importância destas manifestações em todos os territórios da cidade. As palestras e roda de conversa tem como objetivo principal simplificar a linguagem dos editais e mostrar os caminhos possíveis para uma maior participação e acesso aos recursos.

Entre os temas que serão debatidos estão as vias para reconhecimento como Pontos de Cultura e Espaços Culturais e as perspectivas para a Política Cultural em Montes Claros através dos Pontos de Cultura e Espaços Culturais.

O público assistirá à mesa de debate e às palestras como ouvintes, havendo oportunidade para participação na proposição de ações.  A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição.

A Secretária de Cultura, Júnia Rebello, destaca a importância do Fórum como instrumento de integração e capacitação, mas principalmente pela possibilidade de identificar o trabalho destes agentes culturais, e como oportunidade de criar e fortalecer políticas públicas direcionadas ao setor.

Na oportunidade a Plataforma Nortear também será apresentada aos presentes, possibilitando que haja uma grande adesão ao cadastro municipal de agentes culturais. “Precisamos trabalhar em conjunto para criar um sistema de informações e indicadores culturais que retrate a cena cultural do município, para que os projetos, os recursos e a atuação dos trabalhadores da cultura estejam bem fundamentados”, afirma a Secretária.

O encontro espera reunir grande número de participantes, fazendo contato direto com representantes de associações dos distritos do município, com a intenção de promover caminhos para a inclusão destes grupos nas ações da Secretaria.

1° Fórum Municipal para Pontos de Cultura e Espaços Culturais de Montes Claros

Data: 02 de maio – quinta feira – 17h

Local: Centro Cultural Hermes de Paula

 

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Geral Montes Claros

Vem aí as tradicionais Barraquinhas da Fundação Sara

Esporte Montes Claros

Abertura Campeonato Rural de Montes Claros