Após praticar, diversas vezes e em praça pública, o crime de abuso sexual contra cães, um idoso de 80 anos acabou preso em flagrante nesta segunda-feira (22 de abril) na cidade de Campina Verde, no Triângulo Mineiro. Alguns dos crimes foram cometidos na frente de diversas crianças, de acordo com a Polícia Civil.
Além da prisão em flagrante, o suspeito também foi indiciado pelo crime de maus-tratos a animais de forma continuada. A investigação teve início depois que os moradores denunciaram que o idoso estaria estuprando os animais na praça da cidade, em plena luz do dia.
Segundo a instituição policial, atento ao fato de que estava sendo observado, o suspeito colocava os animais que transitavam pela praça no colo, momento em que praticava os atos de zoofilia. Os relatos dos moradores apontaram que os crimes aconteciam, pelo menos, desde dezembro de 2023.
“Hoje, em decorrência das apurações, a equipe da Delegacia de Polícia Civil em Campina Verde esteve na praça e surpreendeu o investigado, que foi detido em flagrante. O idoso foi autuado e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional”, detalha a Polícia Civil.
No inquérito, que já foi encaminhado ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a instituição representou pela prisão preventiva do idoso. A prisão acontece no mês de prevenção à crueldade animal, o Abril Laranja.
Lei Sansão
Em 2020, foi aprovada a Lei Sansão, de autoria do deputado Fred Costa, que endureceu a pena para crimes de maus-tratos animais. A lei prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. Antes, a pena era detenção de até um ano.
Qualquer cidadão pode denunciar atos de maus-tratos a animais às autoridades. As denúncias podem ser feitas nas delegacias da Polícia Civil, em batalhões da Polícia Militar, pelo telefone 190 e pelo disque denúncia 181.
Compartilhe: