DECEMBER 9, 2022

Abril Verde: HDG conscientiza colaboradores sobre a Segurança no Trabalho

O “Abril Verde” é um movimento anual que acontece em todo o mundo, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança e saúde no trabalho

Foto: Divulgação/Ascom HDG

Durante todo o mês, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente (SESMT), coordenará palestras entre os colaboradores da assistência ao paciente, voltadas para a prevenção de acidentes, o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), boas práticas de gerenciamento de resíduos em serviços de saúde e a promoção da saúde ocupacional.

Coordenado pelo engenheiro ambiental Samuel de Carvalho Barbosa e pela estagiária Técnica Segurança do Trabalho, Raiane Gonçalves, o “Abril Verde” não apenas reforça a importância do movimento de conscientização, mas também o compromisso do SESMT em garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os profissionais envolvidos na assistência ao paciente no Hospital Dilson Godinho.

A campanha Abril Verde incentiva empresas e trabalhadores a adotarem medidas preventivas para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, através da promoção da cultura de prevenção.

“O Hospital Dilson Godinho, com as equipes da assistência ao paciente nos realiza iniciativas significativa para promover a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho. A campanha é um movimento em que buscamos chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, destacando a importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos”, ressaltou Samuel Barbosa.

Flavia Mariana, enfermeira da Ala B, destacou a sua participação nos treinamento e explica como essa ação irá contribuir para o trabalho mais seguro e com menos riscos de acidentes.

“Participar do treinamento junto com a equipe, em relação aos cuidados com o manuseio de materiais, equipamentos e EPIs utilizados na prática assistencial, é uma ação muito importante e válida para que possamos exercer diariamente um trabalho mais seguro e com menos riscos de acidentes relacionados à prática profissional. Esse movimento trouxe para a equipe, uma oportunidade de relembrar os cuidados necessários durante a assistência, bem como tirar as dúvidas dos novos colaboradores acerca da segregação dos resíduos e utilização dos EPIs”, ponderou a colaboradora do HDG.

Dados preocupantes  

Segundo o Observatório e Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), entre 2012 e 2022, os setores econômicos com mais comunicações de acidente são:  atividades de atendimento hospitalar (603.631); comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados (216.222),  administração pública em geral (168.674), transporte rodoviário de carga (148.768), construção de edifícios (139.173), abate de suínos, aves e outros pequenos animais (113.626) e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (100.242).

Campanha no Brasil

No Brasil, a campanha teve início em 2014, por iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná (Sintec-PR). A data escolhida coincide com o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 28 de abril.

O Abril Verde ajuda a conscientizar sobre os riscos ergonômicos, químicos, físicos e biológicos, por exemplo. O Abril Verde é um lembrete de que a vida e a saúde dos trabalhadores são prioridades.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Entretenimento Montes Claros

Front Stage Montes Claros Shopping

Atendimento SAMU Montes Claros

SAMU socorre adolescente após ser baleado em Montes Claros