DECEMBER 9, 2022

Prefeitura de Moc amplia oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos

O município também oferece um curso especial da EJA para catadores de materiais recicláveis associados ao projeto Recicla aos Montes

Foto: Jerusia Arruda

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Montes Claros está ampliando a oferta de vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito do Sistema Municipal de Ensino. Uma nova turma está iniciando o curso na Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes, no bairro Dr. João Alves.

Com a nova turma, a EJA passa a ser ofertada em 10 escolas municipais, em diferentes regiões da cidade. “A formação da nova turma iniciou em março, com apenas seis alunos, e na aula inaugural realizada no dia 04 de abril, já contou com possui 20 estudantes regularmente matriculados. É uma turma muito especial, com alunos da mesma família, inclusive alunos com quase 80 anos de idade”, observa a diretora da escola, Franciele Pereira Leite.

A aula inaugural foi aberta com uma roda de conversa sobre os recursos utilizados ao longo da caminhada nos estudos, conduzida pelo psicólogo Erik Alexandre Barbosa, que possui experiência profissional em atendimento clínico, psicologia educacional e atua como monitor em grupo de estudos. “A aula inaugural também foi uma oportunidade para os alunos compartilharem experiências e as expectativas em relação ao curso”, completa Vanusa Xavier, coordenadora municipal da EJA.

Ao final da aula, foi entregue o material escolar e houve um momento de confraternização e servido um jantar, cujo cardápio foi preparado e supervisionado pela Coordenadoria da Alimentação Escolar da SME.

Onde estudar

Em Montes Claros, a Educação de Jovens e Adultos é oferecida em dez escolas municipais: Dominguinhos Pereira (CAIC Maracanã), Joaquim José de Azevedo (CAIC Renascença), Jair de Oliveira (Jardim Eldorado), Jason Caetano II (Santo Antônio I), João Valle Maurício (Vilage do Lago I), Laudelina Fonseca (Jardim Alegre), Mestra Fininha (Ciro dos Anjos) e Professora Hilda Carvalho Mendes (Dr. João Alves).

As aulas acontecem no turno noturno, de segunda a sexta-feira. Cada escola disponibiliza 100 vagas, que poderão ser ampliadas, inclusive para outras unidades de ensino, conforme o aumento da demanda. Os alunos interessados em ingressar na EJA podem se inscrever diretamente nas escolas. Para se inscrever é preciso ter pelo menos 15 anos completos (não existe idade máxima).

O município também oferece um curso especial da EJA para catadores de materiais recicláveis associados ao projeto Recicla aos Montes, na Escola Municipal Jair de Oliveira, bairro Jardim Eldorado. E também estão abertas as inscrições para formação de uma turma no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Para essas duas turmas especiais, além dos aspectos pedagógicos e do conhecimento dos componentes
curriculares, com foco na alfabetização, o projeto contempla os aspectos sociais, e os estudantes são acompanhados por assistentes sociais e psicólogos.

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Geral Montes Claros

Vem aí as tradicionais Barraquinhas da Fundação Sara

Esporte Montes Claros

Abertura Campeonato Rural de Montes Claros