DECEMBER 9, 2022


Cursos da UFMG em Montes Claros são acreditados pelo Arcu-Sul

Acreditação permite o intercâmbio científico entre instituições da América do Sul e mais facilidade na revalidação de diploma no exterior

Foto: Lucas Braga /UFMG

Os cursos de Agronomia e Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG são os mais novos acreditados pelo ARCU-SUL. O Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul) é um mecanismo permanente de acreditação regional do Setor Educacional do Mercosul. O sistema avalia e acredita cursos universitários no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e de nações associadas ao bloco. Os países que reconhecem mutuamente a qualidade acadêmica dos cursos são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

O objetivo é dar garantia pública dos níveis de qualidade acadêmica e científica dos cursos. Além disso, a habilitação no Arcu-Sul propicia ao formado a possibilidade de revalidar o diploma pela tramitação simplificada, que consiste em uma análise de compatibilidade entre o diploma obtido no exterior e o brasileiro, sem realização de provas.

Atualmente, 519 cursos são acreditados pelo Sistema Arcu-Sul, sendo 90 do Brasil. A avaliação no campus Montes Claros foi realizada no segundo semestre do ano passado. Direção do Instituto de Ciências Agrárias, docentes, discentes, servidores técnico-administrativos (dos laboratórios, secretaria de colegiado, biblioteca entre outros), egressos, empregadores de nossos egressos, coordenação do Centro de Extensão e diretoria de avaliação institucional da UFMG participaram do processo e participaram de reuniões com os membros da comissão avaliadora.

Novas possibilidades
O curso de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias foi implantando em 1998, sendo o primeiro curso de graduação da UFMG em Montes Claros. Para a coordenadora, professora Claudinéia Nunes, a acreditação do Arcu-Sul é um marco que vai proporcionar novas experiências a docentes e alunos. “A acreditação pelo Sistema Arcu-Sul representa uma validação externa da qualidade e excelência do curso de Agronomia oferecido pelo Instituto de Ciências Agrárias e vai facilitar a movimentação de estudantes e professores entre as instituições acreditadas, agilizar os processos de reconhecimento de títulos ou diplomas universitários e proporcionar o intercâmbio científico e cultural que favoreça o conhecimento recíproco e a cooperação solidária entre as respectivas comunidades acadêmicas dos países”, afirma. 

No Brasil, apenas três cursos de Engenharia de Alimentos eram acreditados pelo Arcu-Sul: Universidade de Passo Fundo, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Federal de Viçosa. O curso de Engenharia de Alimentos do campus Montes Claros, com 15 anos de criação, passa a integrar a lista. “A acreditação para um curso ‘tão jovem’ nos traz a certeza que estamos caminhando para consolidação e excelência do curso no Campus Montes Claros. Ter recebido este certificado foi de extrema importância para o Curso de Engenharia de Alimentos da UFMG e sobretudo trará maior visibilidade e reconhecimento do curso como um curso de excelência aqui no Norte de Minas Gerais”, explica a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Cláudia Vieira.

Sobre o Arcu-Sul
Resultado de um acordo assinado em 30 de junho de 2008 entre os ministros de Educação do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, o Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul) avalia os cursos e verifica o nível da qualidade do ensino superior dessas nações.

A acreditação de cursos de graduação desse bloco é feita de acordo com os critérios estabelecidos pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana). Os cursos acreditados têm seu selo de qualidade reconhecido pelo período de seis anos. O processo de Acreditação é contínuo, com convocatórias periódicas. Os cursos que participam do Sistema Arcu-Sul são Agronomia, Arquitetura, Enfermagem, Engenharia, Medicina Veterinária, Medicina, Odontologia, Farmácia, Geologia e Economia. A inclusão de novos cursos passa por decisão dos ministros da Educação dos respectivos países participantes do sistema.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros Norte de Minas Saúde

NOVEMBRO AZUL: HDG realiza 2 mil testes gratuitos de PSA, neste sábado

Cultura Montes Claros

Museu Regional lança exposições do mês de novembro

Acidente Atendimento SAMU Montes Claros

SAMU socorre idoso após ser atropelado em Montes Claros