DECEMBER 9, 2022

Dados do Ministério das Cidades colocam MOC entre as 20 melhores cidades do país, e 2ª de Minas

A maior cidade do Norte de Minas figura com bons índices em todos os quesitos avaliados

Foto: Divulgação

Levantamento do Instituto Trata Brasil divulgado nessa quarta-feira, 20, coloca Montes Claros entre as 20 cidades do Brasil com melhor sistema de saneamento básico para a população. O levantamento leva em consideração os critérios estabelecidos pelo novo Marco Legal de Saneamento (Lei Federal 14.026).

Os dados analisados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades. Os índices se baseiam nos critérios estipulados para a universalização dos serviços de saneamento, analisando itens como o acesso à água potável e coleta e tratamento de esgoto.

No ranking das 100 cidades mais populosas do país, Montes Claros aparece em 16º lugar. A maior cidade do Norte de Minas figura com bons índices em todos os quesitos avaliados. No acesso à água, Montes Claros aparece com 85,56% da população atendida. Com relação ao acesso a esgoto, o percentual está em 87,79% da população. No tratamento de esgoto, Montes Claros possui uma população atendida na margem de 80,94%. Já no investimento médio, a cidade possui um dos maiores índices do ranking, investindo R$ 278,35 por habitante, nesse quesito.

É importante destacar que, entre as cidades de Minas Gerais, Montes Claros aparece em 2º lugar no ranking. O novo Marco Legal do Saneamento estipula que a universalização dos serviços deve contemplar 99% da população com acesso à água e 90% com coleta e tratamento de esgoto, até o ano de 2033.

Compartilhe: