DECEMBER 9, 2022

Prefeitura reforça fiscalização de lotes com lixo e mato, e multa é salgada

De janeiro a fevereiro deste ano, foram 592 notificações e 168 infrações, no total

Foto: Divulgação

“Mente vazia é oficina do diabo”, reza o ditado popular. Passando os olhos pelos bairros de Montes Claros, poderíamos fazer um acréscimo: “lote vazio é oficina do Aedes (e de cobras, escorpiões, ratos e outras pragas urbanas)”. Infelizmente, muitos moradores ainda se descuidam com seus terrenos vazios, e o resultado é mato alto, sujeira e vários transtornos para a nossa população.

É por isso que a Prefeitura de Montes Claros mantém uma fiscalização constante dos lotes da cidade, notificando e autuando os proprietários para que mantenham sempre seus terrenos em boa situação, de forma a garantir a saúde e o bem-estar dos moradores de seu entorno.

O processo é o seguinte: uma equipe da Prefeitura vai ao local, normalmente através de uma denúncia da população, e notifica o proprietário para que ele providencie a limpeza do espaço, em um prazo de 20 dias. Caso o prazo não seja cumprido, é então gerado, pelo Município, um auto de infração, dando a ele mais um prazo, esse de 15 dias, para a realização do serviço. Se, depois disso tudo, o local não for limpo, o proprietário recebe então uma multa do Município, no valor de 45 UREFs, o que equivale a R$ 2.631,60.

Em 2023, foram aplicadas 34 multas. Nesse ano, nos meses de janeiro e fevereiro, foram 592 notificações e 168 infrações, no total.

A Prefeitura pede, mais uma vez, a colaboração de todos, não só mantendo seus lotes limpos, mas também denunciando sempre que verificar um terreno em condição de abandono que possa estar prejudicando a coletividade. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 2211-4230 ou pelo aplicativo DENUNCIAS SSU, que pode ser baixado pelo PlayStore, para celulares Android.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Geral Montes Claros

Vem aí as tradicionais Barraquinhas da Fundação Sara

Esporte Montes Claros

Abertura Campeonato Rural de Montes Claros