DECEMBER 9, 2022

Prorrogado prazo de inscrição para a Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros

Escolas e estudantes interessados devem se inscrever até 28 de março

Foto: UFMG Montes Claros

O prazo para inscrições na Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros foi prorrogado para o dia 28 de março. O evento que desde 2004 é realizada no campus Pampulha, em Belo Horizonte, neste ano,  será realizado também ao Instituto de Ciências Agrárias (ICA) no dia 13 de abril. Na ocasião, os cursos de graduação da unidade da UFMG no Norte de Minas serão apresentados aos estudantes do ensino médio e comunidades escolares. Os visitantes poderão conhecer os diversos espaços físicos em que as formações são oferecidas e interagir com professores e estudantes nas palestras e salas interativas montadas nas instalações do ICA.
As inscrições podem ser feitas de forma coletiva, por instituições de ensino que oferecem o ensino médio, e individual, por estudantes e egressos do ensino médio. As vagas são limitadas, e o interessado deve fazer o registro gratuito, até 22 de março, no site da Mostra Sua UFMG (www.ufmg.br/mostra). Após a inscrição, a instituição ou estudante receberá, por e-mail, uma mensagem de confirmação.

O evento

A Mostra Sua UFMG é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e conta com o apoio das demais pró-reitorias, diretorias, coordenadorias e órgãos que compõem a Administração Central da Universidade. Também participam os colegiados de cursos de graduação.

Até 2019, o evento era realizado em formato presencial. Em razão da pandemia de covid-19, a Mostra não foi realizada em 2020 e ocorreu em formato digital em 2021 e 2022. Em 2023, foi adotado um formato híbrido, com realização presencial (com presença estimada de 30 mil pessoas) precedida de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais exibiram vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e ofereceram informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG.

Em 2024, uma das novidades é a realização do evento também no campus Montes Claros. Até então, os cursos do ICA eram apresentados durante a Mostra em Belo Horizonte. A expectativa é que o evento aproxime ainda mais o campus Montes Claros das escolas da região.

A UFMG no Norte de Minas

O campus da UFMG em Montes Claros tem sua origem no antigo Colégio Agrícola Antônio Versiani Athayde, criado em 11 de outubro de 1964, pelo Ministério da Agricultura. Inaugurada em 2 de julho de 1966, a instituição oferecia formação profissional de segundo grau para estudantes da região. Em 1968, a escola foi incorporada à UFMG.

Atualmente, o ICA abriga os seguintes cursos de graduação: Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia. Juntos, eles ofertam 240 vagas anuais.

O campus da UFMG no Norte de Minas também oferece mestrado e doutorado em Produção Vegetal, mestrado em Alimentos e Saúde, Produção Animal  e Sociedade, Ambiente e Território (em parceria com a Unimontes). A instituição mantém ainda especialização em Recursos Hídricos e Ambientais. O campus Montes Claros reúne mais de 1,3 mil alunos de graduação e pós-graduação.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Entretenimento Montes Claros

Front Stage Montes Claros Shopping

Atendimento SAMU Montes Claros

SAMU socorre adolescente após ser baleado em Montes Claros