DECEMBER 9, 2022

Mutirão de renegociação de dívidas começa nesta sexta (15) com promessa de desconto e prazo

Podem entrar no acordo dívidas no cartão, cheque especial, empréstimo pessoal, consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras

imFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Quem tem dívidas com bancos e financeiras terá a chance de negociá-las diretamente com as instituições, em condições especiais, a partir desta sexta-feira (15). É quando começa o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2024. Realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), bancos associados em parceria com o Banco Central e Procons, a iniciativa busca reduzir a inadimplência e o superendividamento.

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, desde que estejam em atraso, não possuam bens dados em garantia ou estejam prescritas. Segundo a Febraban, os clientes terão a chance de saldar os débitos em condições melhores que as já existentes no contrato.

O mutirão vai até 15 de abril e não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento – aquele impossibilitado de quitar as dívidas e manter a própria subsistência ou a da família. Neste caso, a recomendação é entrar em contato com o Procon mais próximo e pedir orientação.

Canal direto

Inadimplentes interessados na renegociação devem acionar o banco ou financeira usando os canais oficiais da instituição e informar que desejam aderir ao mutirão. Veja a lista aqui. Outra opção é entrar em contato via Central de Atendimento e perguntar sobre o mutirão.

De acordo com a Febraban, a pessoa já deve informar a dívida que deseja quitar e perguntar quais são os descontos e prazos oferecidos. Se concordar com o que foi proposto, o caminho é pedir para assinar o acordo de negociação.

A negociação também poderá ser feita pelo portal consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos. O acesso ao site é feito pela conta gov.br prata ou ouro. O portal irá receber pedidos de consumidores interessados em negociar com um ou mais bancos e financeiras que participam do mutirão. Na página da Febraban há um tutorial sobre como acessar o serviço e abrir o pedido de negociação.

Os Procons que aderiram ao mutirão vão dar apoio a quem tiver dificuldades para negociar com as instituições financeiras e, também, àquelas que estão superendividadas.

Tamanho do rombo

Para quem não conhece os detalhes da dívida, a dica é recorrer ao Registrato, serviço oferecido pelo Banco Central. É possível consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos no próprio nome e informações particulares relacionadas às instituições financeiras, como conta corrente, investimentos e chaves Pix, por exemplo. Os dados são sigilosos e só podem ser vistos pelo usuário.

A recomendação da Febraban é aproveitar esta consulta para anotar em um caderno ou planilha todos os dados sobre as dívidas que encontrar, para facilitar a renegociação no mutirão.

As informações sobre os débitos também podem ser obtidas diretamente com o banco ou financeira ou, ainda, nos birôs de crédito, como SPC ou Serasa.

Para quem pretende partir para a negociação, a Febraban dá duas orientações: conhecer as pendências e entender a própria realidade financeira atual.

Quem tem mais de uma dívida, por exemplo, pode fazer uma lista de todas. Para cada uma, anotar o nome do credor, o valor total, as parcelas pagas e o saldo devedor. Depois, é preciso confrontar essas informações com os gastos que a pessoa já tem, ou seja, com a renda e o orçamento da família. Assim é possível descobrir o valor que dá para pagar e iniciar a negociação. (*Com informações da Febraban)

Compartilhe: