A prática cosplay é uma arte, mas é levada muito a sério e de profissional. Onde existe concursos das mais variadas modalidades com premiações de alto valor como carros, motos e até em dinheiro (por volta de cinquenta até setenta mil reais), em eventos de cultura pop e nerd. E recentemente tive a oportunidade de conversar com quem já conhece muito bem desse mundo e já participou de várias competições cosplay.
Fabiana Santana de Oliveira ou Bia Santoli (nome artístico), que é de São José dos Campos (SP). Contou um pouco sobre seu interesse e como surgiu a cultura cosplay em sua vida, e que neste mês faz 10 anos. “Eu sempre gostei muito do universo Geek, quando era criança gostava muito de assistir animes e de games, jogava bastante Tomb Raider e meu pai dizia que eu era parecida com a Lara croft (risos)”, disse.
“Quando começaram a surgir os primeiros eventos Geek na região onde eu moro, recebi alguns convites para participar desses eventos que tinham os ‘famosos cosplays’, eu já era atriz nessa época e para ir em um desses eventos pela primeira vez para mim era lei eu ir de cosplay, então a primeira personagem que veio em mente foi exatamente a Lara Croft de Tomb Raider que eu sempre gostei e meu pai enfatizava, realmente me serviu como uma luva. Fazer Cosplay foi paixão na certa, dali em diante não parei mais, cada personagem que eu faço sempre é algo único e sem dúvidas poder ser Cosplayer é muito gratificante para mim e faz parte de mim”.
E perguntei a Bia Santoli quando ela percebeu que seus cosplay poderia ser mais que um hobby.
“Já nos primeiros eventos participei de concursos que me trouxeram muito reconhecimento, porém como eu já era atriz há alguns anos eu via no cosplay algo muito além de um Hobby e hoje em dia é minha principal fonte de renda.
Bia me contou que tem um hall de cosplays muito legais, desde Lara Croft, Barbie, Branca de neve até Tóquio de La Casa de Papel. Mas ama fazer uma amazona em especial, que ela gosta de se apresentar.
“Mulher Maravilha sem dúvidas, me idêntico muito com ela e ter a oportunidade de poder representa-la me faz querer ser mais forte dia após dia e realmente ser a heroína da minha história e de outras pessoas. E o que os cosplays mais gostam de fazer é competir, eu quis saber sobre suas participações em concursos e seus futuros projetos. De vários concursos regionais obtendo diversas premiações. Coleciono 7 premiações ao todo, sendo cinco de 1°colocação, uma de 2° e uma de 3° em eventos diversos eventos regionais e nacionais. Sempre é uma grande honra poder participar de concursos, mas hoje em dia participo mais como jurada do que competindo.
Ela ainda completa. “Tenho projetos surpresas pra esse ano, mas ainda é segredo, em breve devo revelá-los ao público, por isso aguardem as muitas novidades que estão vindo por aí; estou realmente muito ansiosa para mostra-los”.
Então fiquem ligados nos trabalhos da Bia Santoli, mas pedi para ela nos indicar atrações turísticas de São José dos Campos. Onde até recebi convite para ir , quem sabe apreço de cosplay por lá.
“Moro em São José dos Campos, aqui os parques são indispensáveis, como o parque da cidade onde inclusive realizamos vários encontros cosplays, no parque Vicentina Aranha e Parque Santos Dumont. Também tem os Shoppings, mas o Shopping Oriente é o shopping amigo do cosplayer onde acontecem muitos eventos Geeks e onde os cosplayers podem ir vestidos de seus personagens favoritos em estreias de filmes sem serem barrados. Aqui todos são muito bem-vindos, será um prazer recebe-los”.
Agradeci a Bia Santoli pela entrevista e se você quer conhecer mais sobre o mundo cosplay, filmes, series e tudo relacionado a cultura nerd veja nosso canal Nerd Sem Filtro no YouTube.
Por: Felipe Augusto
Compartilhe: