DECEMBER 9, 2022


Mestre Zanza e sua contribuição para a cultura e folclore montes-clarense

Uma das pessoas que mais contribuiu para cultura e o folclore montes-clarense foi, sem sombra de dúvida, João Pimenta dos Santos, mais conhecido como Mestre Zanza

Foto: Fábio Marçal

Uma das pessoas que mais contribuiu para cultura e o folclore montes-clarense foi, sem sombra de dúvida, João Pimenta dos Santos, mais conhecido como Mestre Zanza. Nascido em Montes Claros em 10 de maio de 1931, era filho de João Pacífico Pimenta e Bibiana Martins Santana. Casou-se com  Maria Conceição Santos.

Participou das Festas de Agosto desde a tenra idade, quando tinha apenas quatro anos.  Aos 12, já era considerado chefe dos catopés (figuras folclóricas semelhantes aos integrantes de congado de outras cidades mineiras). Sua dedicação e empenho na manifestação folclórica foi tão intensa que tornou-se o principal líder do movimento que mostra toda sua beleza nas Festas de Agosto, que acontecem na “capital” do norte mineiro.

Chefe do Terno de Nossa Senhora do Rosário e Presidente da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, Mestre Zanza nos deixou no dia 25 de outubro de 2021, deixando tristeza na cultura de Montes Claros. Contudo, todo seu legado foi passado para seu filho, Zanza Júnior, que continua firme e forte, mantendo viva a tradição do movimento.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino