DECEMBER 9, 2022

Projeto leva orientações a jovens estudantes sobre prevenção da gravidez na adolescência

Cerca de 450 estudantes das escolas municipais Neide de Melo Franco e João Valle Maurício participaram, nesta quinta-feira, 29, no auditório do Colégio Tiradentes, de um encontro do projeto #ConhecimentoLiberta

Foto: Jerúsia Arruda

erca de 450 estudantes das escolas municipais Neide de Melo Franco e João Valle Maurício participaram, nesta quinta-feira, 29, no auditório do Colégio Tiradentes, de um encontro do projeto #ConhecimentoLiberta, quando assistiram à palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência, proferida pela médica ginecologista e obstetra, capitão PM Soraia Joislane.

O projeto #ConhecimentoLiberta é coordenado pela oficial médica, numa parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros e o Rotary Clube. “A iniciativa visa disseminar entre os jovens estudantes informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”, explica a capitão PM Soraia Joislane.

Através do projeto, são realizados encontros com os estudantes adolescentes das escolas públicas para trabalhar a prevenção da gravidez na adolescência e temas diretamente relacionados, como saúde mental e as possibilidades futuras ligadas à vida profissional dos jovens. “É uma ação muito relevante porque vem trazer conhecimento numa linguagem acessível aos adolescentes, enfatizando a ideia de que quem ama, se cuida”, explica Elisângela Mesquita Silva, diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Instituída no Estatuto da Criança e do Adolescente desde 2019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é realizada no mês de fevereiro em todas as regiões do país. A parceria para realização do projeto #ConhecimentoLiberta possibilita uniformizar as ações, a linguagem e o público-alvo e a articulação de parcerias intersetoriais para o desenvolvimento de ações educativas e de promoção de saúde.

Entre os temas abordados ao longo da programação estão a saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento da autoestima e do ser como empreendedor de sua própria vida, facultando, inclusive o acesso de adolescentes a unidades de saúde, a partir das orientações e esclarecimentos recebidos durante os encontros.

Compartilhe: