DECEMBER 9, 2022


Projeto leva orientações a jovens estudantes sobre prevenção da gravidez na adolescência

Cerca de 450 estudantes das escolas municipais Neide de Melo Franco e João Valle Maurício participaram, nesta quinta-feira, 29, no auditório do Colégio Tiradentes, de um encontro do projeto #ConhecimentoLiberta

Foto: Jerúsia Arruda

erca de 450 estudantes das escolas municipais Neide de Melo Franco e João Valle Maurício participaram, nesta quinta-feira, 29, no auditório do Colégio Tiradentes, de um encontro do projeto #ConhecimentoLiberta, quando assistiram à palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência, proferida pela médica ginecologista e obstetra, capitão PM Soraia Joislane.

O projeto #ConhecimentoLiberta é coordenado pela oficial médica, numa parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros e o Rotary Clube. “A iniciativa visa disseminar entre os jovens estudantes informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”, explica a capitão PM Soraia Joislane.

Através do projeto, são realizados encontros com os estudantes adolescentes das escolas públicas para trabalhar a prevenção da gravidez na adolescência e temas diretamente relacionados, como saúde mental e as possibilidades futuras ligadas à vida profissional dos jovens. “É uma ação muito relevante porque vem trazer conhecimento numa linguagem acessível aos adolescentes, enfatizando a ideia de que quem ama, se cuida”, explica Elisângela Mesquita Silva, diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Instituída no Estatuto da Criança e do Adolescente desde 2019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é realizada no mês de fevereiro em todas as regiões do país. A parceria para realização do projeto #ConhecimentoLiberta possibilita uniformizar as ações, a linguagem e o público-alvo e a articulação de parcerias intersetoriais para o desenvolvimento de ações educativas e de promoção de saúde.

Entre os temas abordados ao longo da programação estão a saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento da autoestima e do ser como empreendedor de sua própria vida, facultando, inclusive o acesso de adolescentes a unidades de saúde, a partir das orientações e esclarecimentos recebidos durante os encontros.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros Norte de Minas Saúde

NOVEMBRO AZUL: HDG realiza 2 mil testes gratuitos de PSA, neste sábado

Cultura Montes Claros

Museu Regional lança exposições do mês de novembro

Acidente Atendimento SAMU Montes Claros

SAMU socorre idoso após ser atropelado em Montes Claros