Com o objetivo de ampliar o atendimento de pessoas com intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes ocasionados pelo consumo de substâncias psicoativas, a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde – (CIB-SUS) aprovou a mudança de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da tipologia II para III, em Montes Claros. A decisão foi tomada sexta-feira, 2 de fevereiro, durante reunião realizada no auditório das faculdades Prominas.
A mudança de tipologia foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros levando em conta que os hospitais Aroldo Tourinho e Universitário Clemente de Faria estão com alta demanda de internações de pacientes com sofrimento psíquico.
“Trata-se de uma iniciativa importante para agilizar o atendimento de demandas de pacientes residentes na microrregião de Montes Claros, aí incluindo os municípios de Claro dos Poções, Itacambira, Glaucilândia e Juramento”, observou o coordenador de atenção à saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), João Alves Pereira.
A qualificação da Rede de Atenção Psicossocial de Montes Claros possibilitará o funcionamento do CAPS III com cinco leitos, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.
Além do atendimento de pessoas com sofrimento mental grave e persistente em virtude do uso de substâncias psicoativas, no CAPS III também são atendidos usuários em situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Entre outros serviços, os CAPS III oferecem retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, incluindo álcool e outras drogas. Esse tipo de serviço é recomendado para ser implantado em regiões de saúde com população acima de 150 mil habitantes.
TRIAGEM AUDITIVA
Ainda durante a reunião da CIB-SUS os gestores aprovaram o credenciamento do Serviço de Referência para Triagem Auditiva Neonatal (SRTAN) para o Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana, sediado em Salinas. A triagem tem o objetivo de identificar, o mais precocemente possível, alguma deficiência auditiva nos neonatos e lactentes.
Além de Salinas serão atendidos recém-nascidos dos seguintes municípios: Fruta de Leite, Novorizonte, Padre Carvalho, Rubelita e Santa Cruz de Salinas.
Compartilhe: