DECEMBER 9, 2022

Jornada Pedagógica de Montes Claros começa na segunda (5)

A Jornada Pedagógica inicia na segunda-feira, 5, com uma reunião administrativa nas unidades de ensino, das 8h30 às 11h30, para acolhimento dos servidores, orientações gerais e esclarecimento em relação ao Código de Ética do Servidor e do Regimento Escolar no que tange às atribuições dos servidores.

Foto: Jerusia Arruda

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Montes Claros reuniu os diretores das unidades de ensino na manhã dessa sexta-feira, 2, para ajustar os últimos detalhes da Jornada Pedagógica 2024, que será realizada no período de 5 a 9 de fevereiro, envolvendo todos os servidores do Sistema Municipal de Ensino do município.

Durante reunião, a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, explicou que o objetivo da jornada é orientar os profissionais para o ano letivo de 2024. “A jornada é importante para o planejamento, a preparação e o aprimoramento dos servidores do Sistema Municipal de Ensino para a execução de suas atividades ao longo do ano, e é também uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e alinhamento de estratégias para enfrentar os desafios do ano letivo que se inicia”, explica.

Com o tema “Educação inclusiva, gestão e estratégias pedagógicas”, a jornada enfatiza o compromisso do Município com a promoção da educação inclusiva e integral. “A escolha do tema da jornada se deu para que possamos pensar e articular ações que incluam a todos, servidores, alunos e famílias; estamos pensando também na pessoa com deficiência, reforçando o papel da escola como ambiente de aprendizagem, cuidado e proteção, com autonomia, democracia e liberdade”, explica a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita Silva.

Programação

A Jornada Pedagógica inicia na segunda-feira, 5, com uma reunião administrativa nas unidades de ensino, das 8h30 às 11h30, para acolhimento dos servidores, orientações gerais e esclarecimento em relação ao Código de Ética do Servidor e do Regimento Escolar no que tange às atribuições dos servidores.

Durante a reunião, que será realizada na própria escola, o diretor da unidade fará o repasse da Agenda Pedagógica 2024 e a distribuição de turma, e também será feita a organização das salas e preparação de materiais didático-pedagógicos pelos professores.

Na terça-feira, 6, das 9h às 11h, será realizada palestra com o tema “Educação para todos: práticas pedagógicas no contexto da inclusão”, proferida pelo professor Décio Nascimento Guimarães, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação. Das 14h às 15h, a palestra terá como tema a “Acessibilidade e práticas inclusivas”, proferida pela professora Maria Alice Duarte Pereira, coordenadora Pedagógica da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Barretos/SP.

As palestras serão realizadas no auditório da Escola Técnica, com participação presencial de diretores, supervisores e técnicos da SME e transmissão pelo canal da secretaria no YouTube, para que os demais servidores possam acompanhar da própria unidade de ensino.

Ainda na terça-feira, motoristas e monitores do transporte escolar participam do curso de formação em Primeiros Socorros, ministrado pelo 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, e de palestra sobre “Metodologia e práticas no uso de detectores de metais”, ministrada pela Defesa Civil.

Durante toda programação, ao longo da semana, serão realizadas formações para professores do Maternal à Educação de Jovens e Adultos – EJA, planejamento com participação de professores e supervisores pedagógicos, e apresentação do Plano Anual de Trabalho.

A jornada encerra na sexta-feira, 9, com a palestra “Brain Gym e a inclusão escolar: a Autorregulação como apoio à aprendizagem”, proferida pela professora Késcia Carvalho, das 8h às 11h; e palestra sobre as “Boas práticas e inclusão em Saúde Mental”, proferida pelo médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros Polícia

Tiroteio em Montes Claros deixa um morto e um ferido

Empreendedorismo Montes Claros

Câmara da Mulher realiza primeiro Café Conexão para empreendedoras