DECEMBER 9, 2022

SAMU: Serviço de Motolância comemora 1 ano de atividade com mais de mil atendimentos

No dia 1º de fevereiro de 2023, duas motocicletas foram implantadas em Montes Claros com o objetivo de agilizar os atendimentos de urgência e emergência e diminuir o tempo-resposta nas ocorrências.

Foto: Samu/Divulgação

O serviço de Motolância do SAMU Macro Norte acaba de completar 1 ano de funcionamento com mais de 1.000 atendimentos realizados em Montes Claros. No dia 1º de fevereiro de 2023, duas motocicletas foram implantadas em Montes Claros com o objetivo de agilizar os atendimentos de urgência e emergência e diminuir o tempo-resposta nas ocorrências. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)SAMU Macro Norte é o primeiro consórcio que administra o SAMU a contar com o serviço de Motolância em Minas Gerais.

O tráfego intenso e os engarrafamentos constantes são obstáculos que dificultam a circulação das 07 ambulâncias que atuam 24 horas por dia, sete dias por semana, pelas ruas montesclarenses para levar socorro a quem precisa. Com isso, as Motolâncias chegaram para encurtar essa distância entre o pré-atendimento hospitalar e o paciente.

As Motolâncias do SAMU contam com técnicos em enfermagem, que possuem treinamento específico para conduzir os veículos de duas rodas e prestar atendimento qualificado em urgência e emergência. As motos contam com equipamentos para atendimentos clínicos e traumáticos como medicamentos, desfibrilador externo automático, colar cervical, talas de imobilização e máscara de oxigênio, entre outros.

As unidades também são responsáveis por prestar atendimento em ocorrências de maior complexidade, intervenções em locais de difícil acesso e área remota, ou quando seja necessária a presença de mais profissionais como em reanimação cardiopulmonar.

Compartilhe: