DECEMBER 9, 2022

Câmara de Vereadores de Montes Claros homenageia Codevasf pelos 50 anos

Essa foi a primeira homenagem recebida pela empresa no ano em que celebra seu cinquentenário

Foto: Divulgação/Codevasf

Empregados, superintendentes regionais, diretores e o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, participaram da sessão especial em homenagem aos 50 anos de sua implantação, realizada na sede da Câmara Municipal de Montes Claros. A homenagem foi iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues. O segundo secretário da Câmara, Wilton Dias, presidiu a solenidade.

Parlamentares estaduais e federais, em seus discursos, elogiaram a atuação da empresa e ressaltaram a competência de seus empregados. O diretor-presidente da empresa agradeceu a homenagem, e as manifestações nos discursos, e informou sobre investimentos a serem realizados em 2024, para garantir a segurança hídrica na região: “A Codevasf surgiu há 49 anos, com a proposta de preservação do rio São Francisco e foi crescendo com infraestrutura hídrica e saneamento básico. Nosso objetivo é dobrar os investimentos, começando pela concessão do Projeto Jequitaí. Temos outras obras importantes e no dia 22 de março, queremos a presença de todos para dar a ordem de serviço de revitalização em São Roque de Minas (nascente do rio São Francisco). A Codevasf está crescendo com mais áreas de abrangência, com apoio dos deputados e recursos do governo federal para investimentos nas áreas mais carentes do país. Temos 16 superintendências que atendem a 2.288 municípios, queremos continuar contribuindo com mais obras para atender a população. Esta homenagem é muito importante para empresa, mas, tem que ser dividida com todos os funcionários.”

Sobre a Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, de capital social pertencente integralmente a União e vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. À época de sua criação, em 1974, a Codevasf atendia ao Vale do rio São Francisco, em cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. No decorrer dos anos, resultados positivos e realizações da empresa atraíram a atenção de outros estados, o que levou a ampliações de sua área de atuação. No Estado de Minas Gerais, a Codevasf atuava apenas na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Com a Lei nº14.053, de 08 de setembro de 2020, passou a ter autorização para atuar nos demais municípios mineiros nas bacias hidrográficas dos rios Pardo, Jequitinhonha, Mucuri e Araguari. O órgão pode atuar num total de 356 municípios em Minas Gerais, onde se faz presente por meio da 1ª Superintendência Regional, com representação no município de Montes Claros e da 16ª Superintendência Regional com sede em Belo Horizonte.

Compartilhe: