DECEMBER 9, 2022

Prefeitura abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos

As inscrições podem ser feitas diretamente nas escolas que oferecem a modalidade, e para se inscrever é preciso ter pelo menos 15 anos completos (não existe idade máxima)

Foto: Jerusia Arruda

Estão abertas as inscrições da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo 2024 nas escolas municipais de Montes Claros. As inscrições podem ser feitas diretamente nas escolas que oferecem a modalidade, e para se inscrever é preciso ter pelo menos 15 anos completos (não existe idade máxima).

A secretária municipal de Educação de Montes Claros, professora Rejane Veloso, explica que a EJA é uma ação estratégica e prioritária da política educacional do município. “A EJA tem como objetivo proporcionar o acesso à educação para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir as etapas da Educação Básica na idade apropriada e possibilita a qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e uma melhor compreensão da condição enquanto cidadão. Por isso, gostaríamos de convidar a todos aqueles que não conseguiram concluir o Ensino
Fundamental ou não tiveram a oportunidade de estudar, que aproveitem a oportunidade, se inscrevam e venham estudar em uma das nossas escolas”, convida.

Em Montes Claros, a Educação de Jovens e Adultos é oferecida em dez escolas municipais, em diferentes regiões da cidade. As aulas acontecem no turno noturno, de segunda a sexta-feira. Cada escola disponibiliza 100 vagas, que poderão ser ampliadas, inclusive para outras unidades de ensino, conforme o aumento da demanda.

O município também oferece um curso especial da EJA para catadores de materiais recicláveis associados ao projeto Recicla aos Montes, na Escola Municipal Jair de Oliveira, bairro Jardim Eldorado. E a partir deste ano, será iniciada uma turma especial no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Para essas duas turmas especiais, além dos aspectos pedagógicos e de conhecimento dos componentes curriculares, com foco na alfabetização, o projeto contempla os aspectos sociais, e os estudantes também participam de aula de Inclusão Digital, sendo acompanhados por assistentes sociais e psicólogos.

As aulas são ministradas por professores habilitados e com experiência no ensino da educação para jovens e adultos. Os estudantes também recebem kit de material escolar e alimentação (geralmente é oferecida uma refeição completa – feijão, arroz, verdura, salada, carne e frutas de sobremesa).

Em Montes Claros, o curso é ofertado, atualmente, em dez escolas municipais, além do Centro Pop. Os interessados em participar do curso podem se inscrever diretamente na secretaria das escolas. No ato da inscrição deverão apresentar a carteira de identidade e preencher um formulário de inscrição com as demais informações pessoais. Para mais informações e orientações, basta ligar na Secretaria Municipal de Educação pelos telefones: (38) 2211-3498/2211-3499.

ONDE ESTUDAR

1. Escola Municipal Dominguinhos Pereira – CAIC Maracanã
Avenida Queluz, S/Nº – Maracanã
Telefone: (38) 2211-8340

2. Escola Municipal Jair de Oliveira
Rua Celestino Ferreira, nº 326 – Jardim Eldorado
Telefone: (38) 2211-8474

3. Escola Municipal Jason Caetano II
Avenida Lauro Dias de Sá, nº 369 – Santo Antônio I
Telefone: (38) 2211-8478

4. Escola Municipal João Valle Maurício
Avenida Perimetral, nº 2300 – Vilage do Lago I
Telefone: (38) 2211-8492

5. Escola Municipal Joaquim José de Azevedo – CAIC Renascença
Rua Peniel, nº 314 – Raul José Pereira
Telefone: (38) 2211-8308

6. Escola Municipal Laudelina Fonseca
Rua H, 67 – Jardim Alegre (Facela)
Telefone: (38) 2211-4559

7. Escola Municipal Mestra Fininha
Rua D, nº 350 – Conjunto Ciro dos Anjos
Telefone: (38)2211-8422

8. Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro
Rua Portugal, nº 141 – Independência
Telefone: (38) 2211-8348

9. Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes
Rua Argentina, n° 395, bairro Dr. João Alves
Telefone: 38 2211-8330

10. Escola Municipal Zizinha Ribeiro (Santo Amaro).
Rua Argentina, n° 395, bairro Dr. João Alves
Telefone: 38 2211-8330

11. Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro
Pop
Avenida Viriato Ribeiro de Aquino, nº 90, bairro Canelas II

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros Polícia

Tiroteio em Montes Claros deixa um morto e um ferido

Empreendedorismo Montes Claros

Câmara da Mulher realiza primeiro Café Conexão para empreendedoras