DECEMBER 9, 2022

Vamos começar a falar de eleições em 2024?

Em Montes Claros ainda restam 15 mil inscrições eleitorais canceladas.

Foto: Divulgação

Helen Guimarães da Silveira, chefe de cartório da 184ª Zona Eleitoral de Montes Claros, responde:

 

 

 

QUAL DIA SERÁ REALIZADA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS?

No dia 6 de outubro de 2024 os eleitores deverão comparecer às urnas para escolha dos candidatos ao cargo de Prefeito e Vereador da sua cidade. Nas cidades com mais de 200 eleitores o segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro nas cidades nas quais o candidato mais votado não alcance 51% por votos válidos na eleição.

Em Montes Claros, hoje, são 274.854 eleitores aptos a votar.

JÁ ESTÃO PRONTAS AS RESOLUÇÕES COM AS REGRAS DAS ELEIÇÕES?

Ainda não foram publicadas as Resoluções para as eleições municipais. Este ano, os textos das resoluções serão discutidos em audiência pública, no TSE, no período de 23 a 25 de janeiro. Neste período o Tribunal receberá propostas para o aperfeiçoamento das regras que serão aplicadas às Eleições Municipais.

QUEM QUER PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES PODE TIRAR O TÍTULO ATÉ QUE DIA?

Dia 8 de maio é a data limite para os novos eleitores requerem a sua inscrição eleitoral. Aqui em Montes Claros, basta comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor, portando documento oficial com foto e comprovante de endereço em nome próprio ou nome dos pais. Carteira de habilitação não vale para a primeira inscrição porque não tem naturalidade.

Para os eleitores do sexo masculino, com 18 anos completos é obrigatória a apresentação do certificado de alistamento militar.

SOBRE A REVISÃO OBRIGATÓRIA DE 2019, TODOS OS ELEITORES COMPARECERAM?

Deixaram de comparecer à revisão eleitoral obrigatória, cerca de 56 mil eleitores, percentual de 20% dos eleitores de Montes Claros. No entanto o comparecimento do eleitor nas eleições de 2020 e 2022 comprovaram o vínculo desses eleitores com o município. No entanto ainda RESTAM 15 MIL INSCRIÇÕES ELEITORAIS CANCELADAS.

O QUE O ELEITOR PRECISA FAZER PARA REGULARIZAR A INSCRIÇÃO?

O eleitor deve comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor portando documento oficial com foto e comprovante de endereço em nome próprio ou nome dos pais. O prazo é também dia 8 de maio.

Quem quiser pode consultar a situação da inscrição eleitoral por intermédio do aplicativo e-título ou consultando no site do TRE pela opção SITUAÇÃO ELEITORAL.

O eleitor pode ainda fazer agendamento de atendimento pelo site do TRE Minas ou ligando 148 Disk eleitor

Compartilhe: