DECEMBER 9, 2022

VIAGEM SEGURA – Certificado Internacional de Vacinação deve ser emitido via Conect SUS

Antes, a solicitação da emissão do CIVP era realizada, em Montes Claros, na Secretaria Municipal de Saúde, com a apresentação do comprovante de vacinação contra febre amarela onde estivesse visível data e lote da vacina.

Foto Fabio Marçal

Férias escolares são propícias para viagens em família. Para que tudo dê certo é necessário planejamento prévio e, no caso de viagens internacionais, talvez seja necessária a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela, conforme o Regulamento Sanitário Internacional, e é exigido ao entrar em alguns países.

Antes, a solicitação da emissão do CIVP era realizada, em Montes Claros, na Secretaria Municipal de Saúde, com a apresentação do comprovante de vacinação contra febre amarela onde estivesse visível data e lote da vacina. Agora, com a nova normativa, desde julho de 2023, o procedimento não é mais realizado pelo Município.

Ainda é interessante ressaltar que o documento tem validade vitalícia, portanto, se você já possui um CIVP, não é necessário solicitar um novo. Mas, se você ainda não o tem e vai viajar para um dos países que o exigem dos turistas como Austrália, México e Tailândia, por exemplo, pode fazê-lo gratuitamente pelo aplicativo Conect SUS.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi