DECEMBER 9, 2022

‘Esquenta Catopês na Sapucaí’ agita o fim de semana em Montes Claros

No próximo domingo (7 de janeiro) a Praça dos Catopês, em Montes Claros, será palco do “Esquenta Catopês na Sapucaí”, evento que vai contar com mais de 12 apresentações musicais e culturais, com entrada gratuita ao público.

Foto: Divulgação

A folia e a alegria do carnaval já estão no ar. No próximo domingo (7 de janeiro) a Praça dos Catopês, em Montes Claros, será palco do “Esquenta Catopês na Sapucaí”, evento que vai contar com mais de 12 apresentações musicais e culturais, com entrada gratuita ao público.

O objetivo do evento é divulgar e angariar recursos para a participação da Associação de Catopês, Marujos e Caboclinhos nos desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, onde a escola Acadêmicos de Niterói vai homenagear a cultura regional norte-mineira apresentando o enredo “Catopês – Um Céu de Fitas”. Abadás personalizados estão à venda, e o valor será revertido para arcar com custos da viagem de integrantes dos grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos até a capital carioca.

“O propósito é a cooperação entre os grupos, os coletivos deste carnaval, grupos culturais, grupos folclóricos, grupos parafolclóricos, etc. O significado é trazer mais cultura, mais arte, com esse foco no carnaval, nos Catopês que estarão na Marquês de Sapucaí, desfilando no maior palco do mundo. O Esquenta é essa representação, é esse convite para a população participar, ter esse calor humano no pré-carnaval, para unir e trazer as pessoas para a rua, para todos brincarem um pouco”, destaca o presidente da Associação dos Catopês, mestre Zanza Júnio.

Programação

O esquenta começa logo pela manhã, com atrações para a criançada e feira cultura. Estão previstos, a partir das 10h, shows de Leila Brito e Rafael Marques, apresentação do Palhaço Atchim e Feirinha Bazar com Cultura.

Na parte da tarde, a partir das 13h, apresentações de: Dj T7, Trem do Black, Bob Silva, Carol Boaventura e Lucas Nobre, Bloco Calango Baila, Baile do Pacco, Bloco Raparigas do Bonfim e ainda show de dança com Wagner Pedrosa e aulão de samba com Bruna Figueiredo.

Todas as atrações serão realizadas em frente à sede da Associação de Catopês, na Rua Santa Efigênia, 126, Bairro Morrinhos. O evento é uma realização da própria Associação e conta com co-realização da Venda do Fred e Cotovia Art Educa, além de apoio na divulgação do Formigueiro Cultura e Algo Comunicação Cultural.

Na Marquês de Sapucaí

A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que desfila na Série Ouro na Marquês de Sapucaí (ou a chamada série de acesso), projetou seu enredo de samba para destacar elementos marcantes das festividades centenárias das Festas de Agosto de Montes Claros. Com “Catopês – Um Céu de Fitas”, a escola vai evidenciar a força da ancestralidade, a resiliência e a beleza dos cortejos, bem como os cânticos e a felicidade que transbordam nas ruas do Norte de Minas durante os tradicionais festejos.

“O enredo ‘Catopês no Céu de Fitas’ está pela terceira vez em primeiro lugar dentre todos os enredos, de todas as escolas do Carnaval do Rio de Janeiro. Então, assim, é algo extraordinário para a nossa cidade. Inclusive, é algo que vai representar o turismo, a economia, a cultura, englobando as pessoas aqui na nossa região. A gente está muito feliz, toda a equipe, todos os grupos envolvidos, todas as pessoas, com amor muito grande, de saber que teremos essa representação”, pontua o mestre Zanza Júnio.

Segundo a programação oficial, a Acadêmicos de Niterói será a sétima escola a desfilar, no dia nove de fevereiro (sexta-feira de Carnaval).

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi