DECEMBER 9, 2022

Unimontes abre inscrições para o Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência

A premiação será concedida em duas categorias: Pesquisadora Jovem e Pesquisadora Sênior.

Foto: Unimontes / Divulgação

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, promove a segunda edição do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da Unimontes envolvidas na solução dos grandes desafios da humanidade por meio da ciência, tecnologia e inovação.

A premiação será concedida em duas categorias: Pesquisadora Jovem e Pesquisadora Sênior. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 18/2/2024. As candidatas poderão se inscrever por meio de formulário disponível neste link.

A entrega da distinção às vencedoras será realizada por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março do ano que vem.

O prêmio visa inspirar a comunidade científica nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para mitigar as desigualdades de gênero na ciência. Conforme o primeiro artigo do regulamento do concurso, o “Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência” será outorgado a “mulheres pesquisadoras pertencentes ao quadro da Unimontes, cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço científico”.

Na categoria Pesquisadora Jovem poderão concorrer mulheres pesquisadoras que ingressaram na Unimontes a partir 1/1/2014. Na categoria Pesquisador Sênior serão contempladas mulheres que ingressaram na universidade até 31/12/2013.

Áreas do conhecimento

De acordo com o regulamento, a premiação será concedida a apenas uma mulher em cada grande área do conhecimento, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As áreas do conhecimento contempladas são: Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros Polícia

Tiroteio em Montes Claros deixa um morto e um ferido

Empreendedorismo Montes Claros

Câmara da Mulher realiza primeiro Café Conexão para empreendedoras