DECEMBER 9, 2022

RETROSPECTIVA NERD 2023

Vale a reflexão do que aconteceu nesse ano de 2023, que foi gerado uma certa esperança após tudo que vimos e vivemos na pandemia

249469f7-b6b9-4e60-b571-1cb61bb2ac9f

Esse ano sem dúvidas passou de expectativa para surpreendente, algumas coisas positivas outras nem tanto. Vale a reflexão do que aconteceu nesse ano de 2023, que foi gerado uma certa esperança após tudo que vimos e vivemos na pandemia. Era esperado uma evolução positiva em aspecto geral.

Mas não foi bem assim que vimos acontecer, além da velocidade das tecnologias como IA (inteligência artificial), que mudou o panorama de como vão ser as produções de audiovisual. Gerando assim uma crise que não acontecia a mais de 60 anos na indústria cinematográfica que durou mais de 4 meses, prejudicando o calendário das produções que estreariam em 2024.

Já falando sobre atrasos, os Estúdios Marvel foi o mais afetado, além da greve teve uma baixa que fez o estúdio pensar será seu futuro. A demissão de Jonatham Majors (o Kang de Loki e Homem-formiga e Vespa), fez com que a Marvel e a Disney revisasse suas produções dos próximos anos. Pois Kang seria o vilão desta fase no Universo Compartilhado Marvel (UCM).

Dito isso vamos falar da Dc e seu futuro, porque o estúdio já entrou nesse ano considerando ela como passado.

O processo de reformulação começou, mas sem muitas novidades nos cinemas e séries. Isso tudo ficou por conta dos bastidores, calma sei que você pensou que esqueci de Besouro Azul. Mas vale lembrar que essa produção em tese está no “futuro”, e que Superman; Legacy é de fato a primeira do DCU ( Universo Compartilhado da DC comics) e só tera sua estreia em julho de 2025.

Percebeu que na minha narrativa eu mostrei até aqui as produções de heróis vem tendo uma queda severa e alvo de críticas do público?! Essas mesmas que estabeleceu um padrão astronômico que arrecadação nos cinemas que passa da fronteira do bilhão, ficaram meio que sem força nesse ano. Isso não sou eu que estou dizendo, é o reflexo das produções que fracassaram nos streamings e também nós cinemas. Posso citar aqui produções deste ano como: The Flash , The Marvels e o mais recente Aquaman 2.

Só falando de cinema, agora as séries são muitas:
She Hulk, Miss Marvel e ainda os encerramentos melancólicos de Flash e Titãs e um anúncio sem sentido na minha opinião do fim da série de Superman e Lois, vale a ressalva que uma das produções de sucesso.

Que ano difícil para os heróis e quem poderá salva-los?

O que posso informar a todos e que ano que vem será de poucos heróis nos cinemas. Teremos uma produção da Marvel, com a chegada não menos importante de Deadpool. Com o que eu acredito que seja o vislumbre de algo que o estúdio vai trazer para o futuro do UCM, seja os X-men ou até mesmo o Quarteto Fantasístico.

E quem fez sucesso foram os filmes que nem estavam na lista do público como Barbie e Oppenheimer. Nas animações tivemos Supermario Bros, e também Homem – Aranha Através do Aranha verso 2, que foi tão bem nas bilheterias e que vai virar live action no Universo Marvel. Nas séries, Gen V o spinoff de The Boys foi uma surpresa mais que grata. The Last Of US sem dúvidas será eleita a melhor série (ela teve sua estreia no início do ano).

E tenho que falar das ações voltadas para cultura nerd, desde já agradeço a Revista Tempo, pelo espaço para propagar cultura que tenho um apresso enorme.

E também a Câmara Municipal em especial a vereadora Iara Pimental por acolher e apresentar nosso projeto do “Dia Municipal do Nerd”, que está no calendário oficial de Montes Claros no 21 de maio. Proposição essa que foi aprovado de forna unânime pelos 23 vereadores da casa legislativa. Além desta vitória, idealizamos neste ano de forma itinerante a nossa Feirinha Geek, que propagou ainda mais a cultura nerd na região. Tivemos a oportunidade de conferir o megaevento a Tudum da Netflix, e também entrevistamos a dubladora Tânia Gaidarji (Dragon ball e Irmão do Jorel) no evento Anime king. Por falar em eventos da região vou deixar a reflexão a todos sobre esse tema:

A cidade carece de um grande evento que represente o publico, não só voltado para cultura ocidental/jovem.

Mas sim, todos que gostam de cultura nerd e tem pessoas que querem idealizar. Mas também temos um pequeno grupo que vê de forma única e exclusivamente capitalista, e quer simplesmente arrancar dinheiro de quem ama essa cultura.
Esperamos que o bem vença e nossa cidade venha vislumbrar ações, eventos idealizados com o coração e não com o bolso.
E com o coração cheio de paz desejo boas festas e um ano novo de muito sucesso. Veja os melhores do ano no nosso canal Nerd Sem Filtro no YouTube.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino

Coluna de Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino

Coluna de Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino

Coluna de Theodomiro Paulino