Pelas redes sociais, o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, informou que o Governo Federal irá lançar um aplicativo visando combater furtos e roubos de celulares no país.
De acordo com o ministro, a vítima poderá bloquear o aparelho em questão de minutos. Denominado ‘Celular Seguro’ o aplicativo deverá ser disponibilizado a partir desta terça-feira(19).
“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, escreveu o ministro.
Para que possa funcionar corretamente, o usuário do ‘Celular Seguro’ terá que cadastrar um número de confiança, além do próprio, para que possa fazer o bloqueio rápido da linha e de aplicativos importantes, como de bancos, por exemplo.
De acordo com balanço divulgado pelo governo de Minas em outubro deste ano, entre janeiro e setembro, mais de 6 mil aparelhos foram bloqueados no estado, sendo a maior parte de Belo Horizonte (1.786).
Nos últimos cinco anos, o levantamento aponta que mais de 38 mil celulares roubados ou furtados foram bloqueados e inutilizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
“Ninguém aguenta depois de ter o celular roubado ou furtado ficar na central de atendimento tentando fazer o registro. Com o projeto Celular Seguro, com apenas um clique, a informação chegará nos bancos e nas operadoras, bloqueando o tel e acabando com a farra dos criminosos”, postou o ministro.