DECEMBER 9, 2022

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho no HDG

Neste ano, foi incluída a importância em cuidar do Meio Ambiente.

Foto: Divulgação/HDG

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) do Hospital Dilson Godinho (HDG) realizou nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de dezembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA).

A CIPA  do  Hospital Dilson Godinho promove anualmente,  a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) que está em sua 30ª medição.

Neste ano, foi incluída a importância em cuidar do Meio Ambiente, gerando a SIPATMA, que possuiu uma programação definida e voltada para a participação dos colaboradores do HDG.

Segundo o engenheiro e coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Samuel de Carvalho Barbosa o principal objetivo foi promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico no maior número de colaboradores possíveis.

“Precisamos falar sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança,  qualidade de vida e sustentabilidade ambiental,  no local de trabalho e fora dele. Isso deve ser uma constante em empresas que prezam pela saúde e bem-estar dos seus colaboradores”, destacou Samuel Barbosa.

Na programação do SIPATMA, ocorreram palestras sobre “Direitos/Aposentadorias/Previdenciários/INSS”, com o advogado Vlader Teixeira; “Ansiedade”, com a psicóloca Lêda Antunes Rocha; “Prevenção ao Câncer  de Mama e Próstata”, com a médica Laís Santiago; “Sustentabilidade e Meio ambiente”, Sara Rayana Costa Souza; além de sorteios de brindes e lanche coletivo e aula de dança.

(*) Observatório de Segurança e Saúde do Trabalhador

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 e 2022 foram mais de 6,7 milhões de notificações de acidentes de trabalho junto ao INSS. Mais de 25 mil notificações de mortes; 2,2 milhões de afastamentos por acidentes; 461mil dias de trabalho perdidos e 2,4 milhões de notificações no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).

Entre os setores econômicos com mais comunicações de acidentes de trablaho estão: atividades de atendimento hospitalar com 603.631 notificações; Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados (216.222) ,Administração pública em geral (168.674), e Transporte rodoviário de carga (148.768). Minas Gerais responde por 10,8% do número total de acidentes de trabalho notificados no Brasil. Somente em 2022, foram notificados 2,5 mil acidentes com óbitos no país.

Técnico de enfermagem está na primeira colocação em notificação de acidente de trabalho por ocupação, com 313.654 notificações, sendo o pico em 2022 com 37.347 notificações.

Em segundo, aparece a ocupação> alimentador de linha de produção, com 307.115 e pico em 2013 de 32.156. Em terceiro, a ocupação de faxineiro, com 181.121 notificações e pico de 20.085, em 2022.

(*) Com dados do site: https://smartlabbr.org/sst

Compartilhe: