DECEMBER 9, 2022

DEZEMBRO VERMELHO – Montes Claros terá ronda e blitz educativa na luta contra a Aids

O objetivo é chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com palestras, blitz educativa, testagens rápidas, rondas noturnas nos prostíbulos e rodas de conversa.

WhatsApp Image 2023-11-29 at 09.48.21

Foto: Divulgação

O Centro de Referência em Doenças Infectocontagiosas (CERDI), com apoio do Movimento LGBTQIAPN+ dos Gerais (MGG); da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, do Hospital Universitário da Unimontes (Clemente Farias) e do Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores de Aids de Montes Claros (Grappa), realiza, ao longo deste mês de dezembro, diversas ações para celebrar o “Dezembro Vermelho”, campanha de mobilização nacional de luta contra o vírus HIV, a sífilis e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). O objetivo é chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com palestras, blitz educativa, testagens rápidas, rondas noturnas nos prostíbulos e rodas de conversa.

“O Dezembro Vermelho objetiva conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, doenças causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal)”, informou o presidente do MGG, José Candido de Souza Filho, o Candinho.

De acordo com o coordenador do CERDI, João Paulo Dias Lopes, “a campanha Dezembro Vermelho é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde. Assim, o Município de Montes Claros, em parceria com entidades parceiras, executará a programação no intuito de levar conhecimento à população e trabalhar questões relacionadas à detecção e prevenção”, comentou João Paulo.

“Diversas ações são realizadas nesta Campanha Nacional do Dezembro Vermelho, com o objetivo de reforçar o tema ‘Comunidades Liderando’ para sensibilizar e estimular o aumento nas medidas de promoção, prevenção, assistência, tratamento, cuidado e autocuidado, bem como destacar a necessidade da realização de diagnóstico e tratamento precoces”, informou a secretária municipal de saúde, Dulce Pimenta.

PROGRAMAÇÃO

01/12/2023 – II Conversando sobre AIDS no módulo capacitação realizado pelo GRAPPA em parceria com o SAE AMPLIADO Local: Câmara Municipal de Montes Claros de 08h ás 12 h;

01/12/2023 – Blitz educativa, das 8:00 às 9:00 horas, em frente ao Hospital Universitário, com distribuição de panfletos e preservativos, em parceria com o Movimento LGBTQ+ dos Gerais (MGG), e apoio da MCTrans;

02/12/2023 – Realização de teste rápidos para IST*s

Local: Praça Dr. Carlos de 08h ás 14 H;

04/12/2023 e 05/12/2023 – Realização de testes rápidos no torneio de futebol organizado pela Pastoral de cárcere;

06/12/2023 e 07/12/2023 – 1º Webinário Macrorregional de Infecções Sexualmente Transmissíveis de 13 h ás 17:30 h;

06/12/2023 e 07/12/2023 – Ronda Noturna com distribuição e orientação dos Auto testes para HIV com parceria MGG;

10/12/2023 – Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, Aids e HIV

Local: Feira Agropecuária no bairro Jardim Palmeiras;

14/12/2023 – HIV Manejo na Atenção Primária a Saúde

Local: Canal do YOUTUBE;

17/12/2023 – Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, Aids e HIV Local: Feira Agropecuária no bairro Major Prates.

Compartilhe: