DECEMBER 9, 2022

Codanorte promove 1° Encontro de Secretários e profissionais de saúde do Norte de Minas

O Codanorte promoveu nesta terça (21) e quarta (22) o 1° Encontro de Secretários e profissionais de saúde do Norte de Minas.

WhatsApp Image 2023-11-23 at 22.13.54

Foto: Divulgação/ Codanorte

O objetivo do encontro foi potencializar as ações de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde (E-SUS) do Ministério da Saúde, proporcionando aos secretários (as) e profissionais da saúde dos municípios consorciados novos conhecimentos para serem repassados a toda a equipe multiprofissional. O momento foi proposto após ser observada a demanda por parte dos profissionais, levando em consideração que a gestão da informação com qualidade é fundamental para ampliar o atendimento à população.

No primeiro dia de programação, na terça (21), o Codanorte, secretários municipais e equipes de saúde fizeram Visita Técnica aos Hospitais Aroldo Tourinho, Santa Casa, Dilson Godinho e Pró-vida.

“O objetivo dessas visitas foi ver de perto os serviços prestados por esses hospitais, porque sempre vemos de fora, mas essa aproximação e conhecimento do que eles oferecem é muito importante para estabelecer parcerias e promover a aproximação dos municípios com os hospitais de Montes Claros, visto que a cidade é referência na assistência médica e ambulatorial para cerca de 90 municípios do Norte, Vale do Jequitinhonha e região Central de Minas, além do Sul da Bahia, tanto na rede pública, como na rede privada de saúde”, destacou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco.

Já o segundo dia do Encontro aconteceu na sede do Conselho Regional de Odontologia de Montes Claros, no bairro Ibituruna. Ao todo, foram cinco palestras sobre os mais diversos temas da gestão da saúde, voltada para a formação dos profissionais presentes. A primeira palestra, sobre saúde digital, foi ministrada pelo coordenador-geral de projetos do Ministério da Saúde, Rodrigo André Cuevas Gaete. Ele fez a apresentação sobre a utilização do E-SUS e as perspectivas de integração com outros sistemas de software livre.

“Estamos acompanhando essa estruturação da gestão de saúde nos municípios e viemos reforçar esse trabalho que está sendo feito aqui na região para que a gente consiga ganhar velocidade. Essa questão da saúde digital é um ato muito inovador, e para que o país avance, precisamos dessa sincronia e aprendizado da gestão que está lá na ponta, que são os municípios. Atenção primária do futuro será uma mais digital, livre, transparente e aberta. Precisamos construir esse processo de forma colaborativa”, disse Gaete.

Durante o discurso, o secretário executivo, Enilson Francisco, foi enfático ao destacar sobre a importância de absorver os conhecimentos adquiridos durante o encontro. “Estamos aqui criando pontes. A gente entende que se não conseguimos mensurar os resultados e as ações, não conseguiremos tomar decisões assertivas. Por isso, é um momento de tirar as dúvidas, pois são esses profissionais que estão na ponta que sabem o que está precisando, quais são os desafios, que área tem prioridade para ser atendida… o Codanorte está de portas abertas para acolher essas demandas”, comentou.

“Esse evento tem grande importância para o Norte de Minas, uma vez que nos reunimos para discutir políticas e programas para melhorar a questão dos sistemas de saúde, unindo os setores privados e públicos em prol de um mesmo objetivo”, avaliou Márcio Pereira, coordenador da atenção primária do município de Bonito de Minas.

Compartilhe: