DECEMBER 9, 2022

Hospital Dilson Godinho recebe doações do Rotary Club de Montes Claros Leste

18 televisores foram entregues e serão instalados na ala exclusiva para pacientes do SUS.

Doação Televisores Rotary Club Leste 3

Foto: Divulgação/ HDG

O Rotary Club de Montes Claros Leste entregou na manhã desta terça-feira (21/11), 18 televisores Smart, de 32 polegadas, das marcas Philco e Samsumg e avaliados em mais de 14,6 mil reais, à Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho.

A doação do Rotary Club de Montes Claros Leste equipará os quartos da ala “A” (Ala Branca), 100% voltados para o acolhimento e assistência aos pacientes do sistema único de saúde (SUS). Muitos destes pacientes são oriundos de outras cidades do Estado e até do Sul da Bahia.

A assinatura do termo de doação coincide com o aniversário de 28 anos da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, criada em 17 de novembro de 1995, e reconhecida como entidade civil, filantrópica e beneficente.

Em 2006, a Fundação assumiu os atendimentos médicos em saúde, quando criou o Hospital Dilson Godinho (HDG). Cada quarto além de televisor e ar-condicionado tem apenas duas camas, dando maior conforto e dignidade aos pacientes ali acolhidos.

Participaram da solenidade de entrega e assinatura do termo de doação, o diretor-presidente da Instituição Helder Leone Alves de Carvalho, o diretor administrativo Éder Tadeu Pinheiro Brandão, o superintendente Antônio Cezar dos Santos, a diretoria clínica Fabiana Ferreira Vieira Amorim, o diretor técnico Hélio Aguiar Silveira, a gerente administrativa Marla de Almeida Pinheiro, a coordenadora de enfermagem Bruna Cristyne de Oliveira Moura e o coordenador de Hotelaria Jeorge Luiz Borges Pinto.

Também participaram a presidente do Rotary Club de Montes Claros Leste, gestão 20223/2024, Irany Maria Gomide Miranda, Felicidade Vasconcelos Tupinambá, representando o conselho curador da Fundação e o artista plástico Hélio Brantes, que na ocasião representou a Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros.

Os recursos para a aquisição dos televisores foram adquiridos através da realização do Leilão do Baile da Felicidade que o Rotary Leste tem realizado nos últimos 20 anos e cuja renda cobre as despesas com as ações sociais empreendidas.

O leilão é realizado em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros que doa anualmente as obras.

“A Instituição sente-se honrada e agradecida pela sensibilização do Rotary Leste em nos ajudar a dar mais conforto aos pacientes do SUS. Esses televisores terão grande serventia na acolhida e conforto dos pacientes e seus acompanhantes. A atual gestão tem se empenhado não apenas em melhorar a estrutura física do HDG, mas também melhorar os processos administrativos e assistenciais, os protocolos de segurança e o sistema de informática para que o hospital seja uma referência em atendimento com qualidade e humanização”, ponderou o diretor-presidente Helder Leone Alves de Carvalho.

“Entreter estes pacientes num momento difícil de suas vidas em que pode faltar-lhes a esperança, nos pareceu uma ação oportuna e um gesto por demais solidário”, justificou a presidente do Rotary Leste, Irany Maria Gomide Miranda.

Ações do Rotary  

Criado em 1992, o Rotary Club de Montes Claros Leste fez opção por cuidar da terceira idade, como bem demonstram as ações realizadas no Asilo São Vicente de Paulo – Lar Betânia – nos últimos 30 anos.

Não obstante, o clube atende outras necessidades que lhe são demandadas, como é o caso da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, referência no acolhimento humanizado e tratamento de Cânceres, Nefrologia e Cardiologia na região.

Sensibilizado, o Rotary Leste decidiu por dotar a “Ala A” (Ala Branca), recém inaugurada e exclusiva para pacientes do SUS com televisores, capazes de entreter e informar os pacientes que ali se encontram enfermos à espera de diagnósticos nem sempre favoráveis, ou de longos tratamentos.

Fundação  

Localizada em Montes Claros, quinta maior cidade do Estado, com mais de 414 mil habitantes, a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, juntamente com os outros hospitais da cidade, atende a uma população superior a dois milhões de habitantes, incluindo a macrorregião norte de saúde com 86 municípios, além dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri e Sul da Bahia.

Atualmente a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho possui 104 leitos públicos, convênios e particulares, com previsão de ampliação para 145 leitos até dezembro deste ano.

100 (cem) leitos serão totalmente voltados para os atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2022 foram realizadas são mais de 352 mil internações e procedimentos ambulatoriais. Quase 297 mil destes atendimentos foram destinados aos pacientes do SUS.

Compartilhe: