DECEMBER 9, 2022

IFNMG completa 15 Anos em 2023: Uma Celebração da Educação e Conquistas

O IFNMG abrange 40% do estado de Minas.

WhatsApp Image 2023-11-17 at 10.06.26 (1)

Foto: Larissa Durães

Em um evento jubilante realizado em sua unidade em Vila Brasília na quinta-feira (16), o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) comemorou seu 15º aniversário em 2023. A celebração reuniu representantes da mídia de Montes Claros e do instituto, incluindo a reitora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, além do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT) e do Deputado Estadual Cristiano Silveira (PT).

A reitora enfatizou que sem a ajuda do estado tudo fica mais difícil. “Consolidar é ter o orçamento suficiente e necessário para gente poder funcionar com tranquilidade. Vamos trabalhar pela educação e que esse refinanciamento, que é obrigação do estado, que ele venha pra ter gente, ter mais energia para outras áreas”, destacou.

Para ela, o estado tem também que contribuir para a construção dos ginásios esportivos para os alunos do instituto. “Juntamente com o orçamento, é a entrega da infraestrutura necessária. Que quando eu penso, por exemplo, que estou recebendo estudantes da educação básica, como não tenho um ginásio poliesportivo? Claro que temos ajuda das parcerias, como prefeituras, mas é muito complexo. Quando penso em uma escola, penso em uma escola com um ginásio poliesportivo, com um refeitório, com uma área de convivência para estudantes, com laboratórios para desenvolvimento das pesquisas, então, destaco esses pontos, entre outros também necessários”, disse a reitora.

Para ela, a dedicação em tornar o IFNMG uma realidade é para todas as pessoas do noroeste de Minas, do norte de Minas, do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucurí. Ela destacou o IFNMG como uma rede significativa em todo o país, com mais de 1 milhão de estudantes, 80 mil servidores, quase 700 unidades e 41 reitorias em todo o país, abrangendo 40% do estado de Minas.

O Deputado Federal Reginaldo Lopes destacou que São Paulo quando foi derrotado por Getúlio Vargas, optou por não ter formação de ensino federal, por achar que era doutrinação e fizeram opção por universidades estaduais. “Isso é um problema de São Paulo, nós queremos em Minas, presença federal na formação dos nossos filhos, na educação. Então, se Minas tem 11 universidades, é porque o estado é quase um país e já pensou uma reitoria somente para este continente que é Minas? Então, a tarefa é enorme. Mas vou dizer, o povo gosta de falar mal do poder público, das escolas públicas, mas acredito que quando o ensino médio é gerido nesse conceito de institutos federais a educação dá certo sim”, acredita o deputado.

Lopes creditou o modelo do IFNMG, estabelecido há 15 anos, como sendo singular, permitindo que indivíduos ingressem sem educação prévia e possam sair com uma qualificação de pós-doutorado na mesma instituição.

O Deputado Estadual Cristiano Silveira expressou seu entusiasmo pelo instituto, afirmando: “É uma alegria estar aqui hoje, e esta visita não é apenas uma celebração e homenagem a esses 15 anos, mas também um compromisso de colocar meu mandato a serviço da instituição e de sua importância.”

Já em nome dos jornalistas presentes, Felicidade Tupinambá destacou o apreso que todos os presentes têm pela instituição. “Esse encontro já deveria estar acontecendo a mais tempo porque a nossa admiração pelo instituto é muito grande. E acho que chega até tarde, porque gostaríamos de estar mais presentes para darmos a nossa contribuição”, destacou a jornalista.

Para Tupinambá, é relevante destacar que por sermos críticos do sistema que temos, temos que fazer algo a respeito sobre o fato que uma criança entra para uma escola, passa os anos todos lá e quando chega para o vestibular a pessoa não sabe fazer nada. “Não tem como este investimento que as famílias fazem o tempo todo em torno de uma vida profissional não ter frutos. Contudo, é com felicidade que vemos que o instituto, vem resolvendo da forma mais competente possível e desejar que o instituto continue de vento em polpa”, ressaltou.

Compartilhe: