Caso algum candidato não tenha conseguido comparecer em algum dia do exame poderá pedir reaplicação, de acordo com as regras do edital do exame. Dos quase 4 milhões de estudantes inscritos para o exame, 28,1% não compareceram no primeiro dia de prova.
Para os estudantes que faltaram no Enem 2023 por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, uma nova prova poderá ocorrer nos dias 12 e 13 de dezembro. A mesma regra vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.
Os candidatos podem solicitar a reaplicação do Enem 2023 entre os dias 13 e 17 de novembro na página do participante.
Só serão aceitos pedidos de pessoas que tiveram “problemas logísticos”, como:
Desastres naturais;
Falta de energia elétrica que não dê para enxergar a prova nem com a luz natural;
Falha no dispositivo eletrônico para quem solicitou uso de leitor de tela;
Erro de execução de procedimento de aplicação que prejudique comprovadamente o participante.
Além disso, os candidatos que estavam com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa também podem solicitar a reaplicação. Porém, precisa apresentar o comprovante da ausência. Dentre as doenças aceitas pelo Enem, estão:
Coqueluche;
Difteria;
Doença invasiva por Haemophilus influenza;
Doença meningocócica e outras meningites;
Varíola;
Influenza humana A e B;
Poliomielite por poliovírus selvagem;
Sarampo;
Rubéola;
Varicela;
Covid-19.
Solicitação
Para solicitar a reaplicação, é preciso acessar o portal do participante. É preciso anexar a documentação em formado PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2 MB.
Já o atestado precisa ter a assinatura de um profissional que conste no registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde.