Está em fase final a construção da Usina de Triagem Semimecanizada de Resíduos Sólidos do município de Icaraí de Minas.
Com essa obra, serão encerrados quatro lixões nas cidades de Icaraí de Minas, Ubaí, São Francisco e Brasília de Minas. A estimativa é que cerca de 60 toneladas/dia de resíduos sólidos deixem de ser destinados de forma ambientalmente inadequada nesses quatro municípios.
A usina está sendo viabilizada a partir de uma iniciativa do Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), através do convênio nº 17/2022. Ao todo, foram investidos R$ 2.999.950,00 (dois milhões, novecentos e noventa e nove mil e novecentos e cinquenta reais), para compra de equipamentos, valor que foi repassado para o Codanorte por meio do Fundo Especial do Ministério Público (FUNEMP).
Em contrapartida, os quatro municípios se juntaram e investiram o valor de 1.139.63 para a parte de edificação, que inclui o galpão de triagem e bloco administrativo. A área total do empreendimento é de 784,44 m².
“Já está quase tudo pronto, graças a parceria do Codanorte, Ministério Público e Codanorte. Quero agradecer ao Dr, Jarbas, procurador geral, pela destinação dos recursos. Aqui vai funcionar quatro cidades: Icaraí de Minas, São Francisco, Ubaí e Brasília de Minas. Também agradeço aos prefeitos dessas cidades que aderiram a esse projeto para trazer melhor qualidade de vida a nossa população”, comemorou o prefeito de Icaraí de Minas, Gonçalo Magalhães.
Essa disponibilidade e proatividade dos municípios em resolver o problema que ainda assola cidades norte-mineiras foi elogiada pela gerente do Departamento de Saneamento do Codanorte, Patrícia Mendes. “A soma de esforços entre os municípios para esse desenvolvimento contínuo tem sido surpreendente. E isso é algo a se comemorar. Certamente, logo eles serão referência para outras regiões do país no quesito de gestão adequada dos resíduos sólidos”, ressaltou.
A união de esforços entre as esferas públicas e jurídicas também foi determinante para que o projeto da Usina semimecanizada se tornasse realidade. “Agradecemos imensamente a confiança do procurador Jarbas Soares ao trabalho do Codanorte. Temos certeza que essa parceria renderá ainda mais frutos em prol do desenvolvimento regional”, disse o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, acrescentando que a usina será inaugurada ainda no 1º semestre de 2024.
Compartilhe: