Uma nova onda de calor atinge 14 estados, incluindo Minas, com temperaturas que podem bater recordes nos próximos dias. Devido à massa de ar “extremamente quente” que passa pelo país, os termômetros podem bater 45° em algumas localidades. Os alertas são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do MetSul Meteorologia.
Em Minas, Carneirinho, no Triângulo Mineiro, está sob alerta de “perigo” do Inmet. Lá, a temperatura deve ficar até 5°C acima da média por três dias, passando dos 40°C. O instituto alerta para os riscos à saúde, como desidratação. O comunicado é válido até a tarde desta quinta (19).
Já na previsão do MetSul Meteorologia, além de Minas, o calor extremo deve atingir 13 estados nos próximos dias: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão e o Distrito Federal.
O meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, reforça que o calor extremo previsto para os outros estados não deve chegar na capital e em outras regiões de Minas, devido ao deslocamento e localização da massa de ar quente pelo país.
“Essa massa de ar quente vai ficar concentrada na porção do Brasil Central e Norte do país, chegando até o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ela deve ficar somente até o próximo sábado (21)”, explica o especialista.