DECEMBER 9, 2022

Mito ou verdade? Confira dicas da Cemig sobre o consumo seguro e eficiente de energia elétrica

Companhia orienta clientes a respeito de situações que podem gerar economia e evitar acidentes no dia a dia.

Confused Man Looking At Food In Refrigerator

Foto: Divulgação

A Cemig é responsável por fornecer energia elétrica para mais de 9 milhões de clientes em Minas Gerais. Por isso, é importante que todos estejam cientes de dois temas essenciais relacionados ao fornecimento de energia: a segurança em relação à eletricidade e o uso consciente desse recurso fundamental para a sociedade. Dessa forma, a companhia esclarece alguns pontos para que os clientes possam tomar decisões com base em informações concretas sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Questões do dia a dia, como desligar aparelhos durante trovoadas ou secar roupas atrás da geladeira, levantam dúvidas comuns sobre o uso da energia elétrica. É o que explica Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig. “A quantidade de mitos circulando em torno do consumo de energia muitas vezes deixa a população confusa sobre o que é verdadeiro ou falso”, comenta o engenheiro.

Por exemplo, o conceito de que vários aparelhos ligados em uma mesma tomada, por meio de equipamentos como  “benjamim” ou “T”, aumentam o consumo. “Trata-se de um mito, pois o eventual consumo de energia em função do uso destes dispositivos é praticamente desprezível”, explica Thiago. “Porém, o acúmulo de aparelhos na mesma tomada pode resultar em sobrecarga e provocar até mesmo um incêndio”, alerta o especialista.

O uso de equipamentos elétricos durante tempestades atrai raios?  De acordo com o especialista da Cemig, trata-se de outro mito. “O uso de equipamentos em si não atrai os raios, no entanto, aconselha-se desligar os equipamentos em tempestades para evitar que eles sejam afetados pela sobretensão provocada por uma descarga atmosférica”, orienta Thiago.

Confira mais algumas curiosidades a respeito de mitos e verdades relacionados ao uso da energia:

O ferro de passar, depois de quente,  não consome muita energia?

Mito. O ferro de passar possui potência elevada e, portanto, pode consumir muita energia elétrica. Outros equipamentos que devemos ter atenção ao uso são: geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar e a iluminação.

Tomada quente é sinal de alerta? 

Verdade. Uma tomada quente merece atenção especial, já que além de desperdício de energia elétrica, também indica a possibilidade de incêndio.
 
Secar roupas e panos atrás da geladeira aumenta o consumo de energia?  

Verdade. Secar roupas na parte traseira da geladeira prejudica a troca térmica do equipamento e aumenta o consumo. O ideal é manter a área livre para circulação de ar.

O chuveiro gasta muita energia? 

Mito. O que determina se um aparelho gasta mais energia ou não é sua potência – medida em Watts – e o tempo de uso do equipamento.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Brasil Economia Mundo tragédia

BC anuncia vazamento de dados pessoais e alerta sobre golpes

Brasil Economia Mundo tragédia

Serviços têm melhor desempenho desde 3º trimestre de 2022, diz IBGE

Brasil Economia Mundo tragédia

IBGE revisa para cima crescimento do PIB em 2023, de 2,9% para 3,2%