Os pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) têm até a segunda-feira,18 de setembro, para realizar o 1º Censo Cadastral do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-MG). Essa é a segunda chamada para os pensionistas que não realizaram o censo durante a primeira fase (19/6 a 31/7).
A gerente de pensão do Ipsemg, Eliane Rocha, reforça que os pensionistas que tiveram o benefício de pensão concedido até dia 02 de junho de 2023 e não realizarem o Censo poderão ter o benefício suspenso provisoriamente (Decreto Estadual nº 48.620/2023). “O censo é um procedimento fácil e rápido de fazer. Aproveite o final de semana e não perca o prazo!” destaca.
Segundo Eliane Rocha, esclarece que o procedimento é realizado on-line por meio de link no site do Ipsemg. No sistema, o pensionista deve validar suas informações cadastrais pessoais (nome, CPF, sexo, data de nascimento, condição de saúde, nome da mãe e o endereço) e, informar número de celular e e-mail atuais.
Em seguida será solicitado que responda o questionário para as categorias de dependente: cônjuge, companheiro, companheira, ex-cônjuge com pensão alimentícia, ex-companheiro com pensão alimentícia, ex-companheira com pensão alimentícia, filha solteira e sem renda (Lei 1.195/54) e pessoa designada (Lei 9.380/86) informando o estado civil.
Confira vídeo com orientações
https://www.instagram.com/reel/CxQSNyjObTq/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D
Caso o pensionista tenha mais dúvidas em relação ao Censo, a Diretoria de Previdência disponibilizou uma cartilha com as principais perguntas sobre o assunto. Para acessá-la, basta clicar aqui.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento Lig Minas 155, ligações por telefone fixo e tarifada de acordo com a operadora ou WhatsApp, no número (31) 3501-5155 e também presencialmente nas unidades regionais do Ipsemg.
(com assessoria do Ipsemg)
Compartilhe: