No dia 13 de setembro, no auditório do Centro Universitário UNIFIPMoc, será realizado o I Seminário Municipal do Serviço Família Acolhedora. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o curso de Psicologia da faculdade particular, o evento pretende divulgar o serviço disponibilizado pelo setor de Proteção Social Especial do Município, contribuindo para que mais pessoas façam parte do programa.
Para quem não conhece, o Família Acolhedora é um serviço que consiste em pessoas da comunidade que se voluntariam para proporcionar atendimento familiar individualizado para crianças e adolescentes que foram afastados do convívio familiar pela Justiça.
As famílias cadastradas recebem, por determinado período de tempo que não pode ultrapassar um ano e meio, uma ou mais crianças e/ou adolescentes em situação de risco e lhes proporcionam uma convivência adequada no que se refere às experiências de grupo familiar. O serviço é oferecido em Montes Claros desde 2010 e, hoje, 15 famílias estão cadastradas, com 4 crianças sendo acolhidas.
O seminário será realizado entre 8 e 12 horas, na faculdade que está localizada no bairro Ibituruna, e será composto por mesas-redondas, debates e palestras com especialistas sobre como funciona o Família Acolhedora em Montes Claros, sua importância para a sociedade, seus desafios e propostas para a melhoria do serviço.