O Simpósio Microrregional Cisrun/SAMU Macro Norte foi realizado com sucesso em Janaúba, no último sábado (02). O evento é realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência (Cisrun), através de uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU e reuniu médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de demais profissionais da saúde e estudantes, no Centro Cultural de Janaúba. Durante a abertura do evento, as autoridades presentes destacaram a importância do SAMU Macro Norte para a região e da troca de conhecimento e experiência que tem fortalecido a saúde no Norte de Minas.
O simpósio contou com palestras e mesas redondas ministradas por médicos e enfermeiros sobre acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e acidentes traumáticos. “Fico feliz por poder contar com tantos profissionais extremamente gabaritados. O Norte de Minas é um celeiro de profissionais que são destaques no Brasil e no mundo e hoje nós temos o prazer de ter aqui vários profissionais de referência na área de cardiologia, neurocirurgia e trauma”, disse o coordenador do NEP, Ubiratam Lopes.
O diretor técnico do SAMU, Marcelo Fagundes, exaltou a equipe e o serviço especializado prestado pela instituição e que consegue agregar a sociedade, sem distinção. A diretora executiva, Zildete Souza, agradeceu a presença de todos e lembrou da importância das parcerias que são fundamentais para que eventos como estes aconteçam, como a contribuição da Prefeitura de Janaúba e do Rotary Club. O deputado federal, Paulo Guedes, também passou pelo evento e parabenizou a equipe pela importante iniciativa. Em sua fala, o prefeito de Janaúba José Aparecido destacou a necessidade da valorização dos profissionais da saúde da região.
O presidente do Cisrun, Rômulo Carneiro, apontou que o SAMU Macro Norte é considerado um dos melhores do Brasil, pois a equipe é altamente qualificada. “Estamos trazendo aqui os nossos profissionais altamente capacitados do SAMU para passar um dia com vocês para aprimoramento do conhecimento e para contribuir no atendimento à população em caso de urgência ou emergência”. Em sua fala, ainda lembrou que a base de Janaúba é uma das unidades que tem mais ocorrências na região, chegando a cerca de 2.800 atendimentos no ano.
Durante o ciclo de palestras, que aconteceu durante o dia todo, ainda foi realizada simultaneamente em outros espaços a Recertificação Anual 2023, exclusivamente para os profissionais do SAMU. Na recertificação, os instrutores do NEP abordaram temas relacionados ao suporte básico e avançado de vida. O próximo Simpósio Microrregional está programado para acontecer em outubro no município de Brasília de Minas.
Compartilhe: