DECEMBER 9, 2022

Emissão de nota fiscal no padrão nacional passa a ser obrigatória para MEI a partir desta sexta-feira (1º/9)

Em Minas Gerais, mais de 700 mil microempreendedores individuais prestadores de serviços deverão utilizar o novo sistema para geração do documento fiscal.

Nota fiscal eletronica

Foto: Divulgação

Cerca de 7 milhões de microempreendedores individuais (MEI) que trabalham com prestação de serviço em todo o país – desses 743 mil em Minas Gerais – passarão a emitir, a partir desta sexta-feira (1º/9), a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) pelo portal www.nfse.gov.br/EmissorNacional. A medida segue a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169/22, que cria um padrão nacional do documento, com o objetivo facilitar o processo de emissão das notas, trazendo agilidade para quem é contribuinte e reduzindo a burocracia, beneficiando também o município.

A utilização do novo sistema está em fase de implantação desde abril deste ano. Antes a emissão do documento poderia ser feita nos sites das prefeituras dos municípios, onde as empresas estavam localizadas. Agora, na versão simplificada do Portal Nacional de NFS-e, a emissão da nota será mais simples, e a empresa precisará fornecer apenas três informações para gerar o documento. O acesso de quem é MEI ao sistema ainda poderá ser feito com o login via integração com a plataforma GOV.BR.

“Com a padronização nacional, a emissão das notas fiscais por meio de um portal unificado não apenas simplifica o processo de geração do documento e armazenamento das notas, como também auxilia na organização financeira dos empreendedores. Além disso, promove maior transparência nas transações comerciais e traz mais credibilidade aos negócios”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

novo sistema está disponível tanto na versão web, para navegador, quanto para a versão mobile, para dispositivos móveis. Foi desenvolvida também a funcionalidade que permite a geração do Documento Auxiliar da NFS-e (DANFSE) em formato PDF, com a possibilidade de compartilhamento.

Quem tiver dúvidas poderá acessar a página do governo federal com as principais perguntas e respostas sobre a emissão da NFS-e. O Sebrae Minas também oferece orientações gratuitas nas Agências de Atendimento da instituição em todo o estado, pelo 0800 570 0800 e nas unidades da Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Brasil Economia Mundo tragédia

BC anuncia vazamento de dados pessoais e alerta sobre golpes

Brasil Economia Mundo tragédia

Serviços têm melhor desempenho desde 3º trimestre de 2022, diz IBGE

Brasil Economia Mundo tragédia

IBGE revisa para cima crescimento do PIB em 2023, de 2,9% para 3,2%