DECEMBER 9, 2022


MG ganha protocolo de combate à violência sexual em bares e outros espaços

Programa vai oferecer capacitação gratuita para funcionários de estabelecimentos de diversas áreas.

Protocolo-jpeg

Foto: Governo de Minas / reprodução

O Governo de Minas Gerais lançou, nessa quarta-feira (16), o protocolo “Fale Agora”, para combater a violência sexual contra mulheres em espaços de lazer e turismo, como bares e restaurantes no Estado. A iniciativa prevê ações como a capacitação de funcionários de bares e restaurantes para identificar e atender vítimas.

As orientações foram criadas para bares, restaurantes, hotéis, espaços de lazer, estádios e outros estabelecimentos. “Todos estão aptos a aderir por meio de um formulário, disponível no site do governo”, informou a secretária adjunta de desenvolvimento social, Mariana Pimentel.

O protocolo foi inspirado no regulamento para situações de abuso em casas de show na cidade de Barcelona, que ganhou visibilidade devido à prisão do jogador de futebol Daniel Alves, acusado de estupro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

O lançamento ocorre mais de duas semanas após um crime de estupro em Belo Horizonte chocar o Brasil. Uma jovem foi abusada após retornar de um show de pagode, onde ingeriu bebida alcoólica. A vítima foi deixada desacordada na porta.

O governo de Minas irá oferecer cursos gratuitos de capacitação para os estabelecimentos cadastrados, com entrega de certificados. A ideia é que sejam afixados documentos com orientações, também destinadas às mulheres, para que elas se sintam amparadas e saibam o caminho para denunciar casos. “Repudiamos qualquer tipo de violência contra as mulheres”, diz.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que o protocolo é uma importante ferramenta para combater e prevenir a violência sexual no Estado. “Nosso objetivo com o protocolo é que Minas Gerais seja o Estado com a menor taxa desse tipo de crime”, disse.

“Inspiramos na prefeitura de Barcelona. Alguma coisa foi aproveitada. Mas vale lembrar que adotamos a realidade brasileira. Você pode se inspirar, trazer coisas boas, mas temos aqui características especiais”, disse o governador.

Mais informações sobre o protocolo serão divulgadas no site do governo de Minas Gerais.

 

 

Compartilhe: