O Hospital Aroldo Tourinho realizará no próximo dia 25 de julho, às 14 horas, uma simulação de incêndio e evacuação hospitalar em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros.
A iniciativa tem como objetivo testar e aprimorar os procedimentos internos de evacuação em caso de um incidente real. A simulação será uma oportunidade para que funcionários e pacientes estejam preparados e cientes de como agir em uma situação emergencial que envolva a segurança de todos.
“Segurança é uma prioridade absoluta no Hospital Aroldo Tourinho e a administração reconhece a importância de se preparar adequadamente para qualquer eventualidade”, afirma a diretora administrativa do HAT, contadora Erika de Oliveira Lopes.
“A parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros garantirá que a simulação seja conduzida por profissionais experientes e treinados, proporcionando um cenário o mais próximo possível da realidade, além de pôr em prática os conhecimentos do grupo de brigada do hospital”, diz Erika Lopes.
A engenheira de segurança do trabalho do HAT, Nalu Jancey Barbosa Soares, explica que “o treinamento contempla diversas etapas, desde a identificação do incidente até o acionamento dos alarmes, a evacuação dos pacientes para áreas seguras e a assistência médica de emergência. Serão observados cuidadosamente o tempo de resposta da equipe de brigada, o cumprimento dos protocolos de segurança e a coordenação geral das ações”.
“Vale ressaltar que, durante a simulação, a rotina de atendimento hospitalar não será interrompida. A ação foi planejada com antecedência e seguirá rígidos padrões de segurança para garantir que pacientes e colaboradores estejam em total proteção. Também teremos o apoio da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros – MCTrans, para auxiliar na segurança e no controle do trânsito no entorno da instituição”, afirma a engenheira de segurança.
O presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, enfatiza a relevância do treinamento: “a simulação é uma oportunidade única para reforçarmos nossos procedimentos e garantir que estamos preparados para qualquer eventualidade. A segurança de nossos pacientes e equipe é nossa maior preocupação, e esse exercício nos permitirá aprimorar nossa resposta em situações críticas”.
“A direção do hospital convida toda a comunidade a acompanhar essa importante iniciativa, ressaltando a relevância da conscientização sobre segurança e prevenção em instituições de saúde. Será um momento de aprendizado coletivo e reforçará a parceria do hospital com o Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros e demais órgãos de segurança”, destaca o presidente.
“A simulação de incêndio e evacuação hospitalar representa mais um passo na busca contínua pela excelência no atendimento e na proteção dos pacientes e colaboradores”, finaliza Paulo César.
Compartilhe: