DECEMBER 9, 2022


PRESIDENTE DA ALMG RECEBE MEDALHA IVAN JOSÉ LOPES

O Deputado Estadual Tadeu Martins Leite foi homenageado na manhã desta segunda-feira, 03, pela Câmara Municipal de Montes Claros com a maior honraria do município

TADEU 1

Foto: Solon Queiroz

O homenageado deste ano para receber a maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Montes Claros foi o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Luiz Tadeu Martins Leite (MDB). A Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros é concedida anualmente para notáveis que fizeram e continuam fazendo relevantes contribuições para o município.

A entrega da medalha, que iniciou em 1971, já homenageou 48 pessoas. Sendo o deputado Luiz Tadeu Martins Leite, o doutorado desta 51ª edição. “Essa medalha é o símbolo e a representação da gratidão de Montes Claros àqueles que sempre trabalharam e continuam trabalhando pelo desenvolvimento da nossa cidade. É uma comenda de grande importância que a Câmara Municipal entrega no aniversário da cidade que é no dia 3 de julho”, explica o presidente da Casa Legislativa, vereador Junior Martins (Cidadania).

A proposta para a homenagem foi apresentada pela Mesa Diretora, composta pelos vereadores Junior Martins (Cidadania) – presidente, Maria Helena de Quadro Lopes (MDB) – vice-presidente, Igor Dias (União Brasil) – primeiro-secretário e Wilton Dias (PTB) – segundo-secretário, e contou com o apoio dos demais parlamentares. “A proposta foi apresentada aos 23 vereadores, que realizaram a votação em plenário de forma unânime”, complementa o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Junior Martins (Cidadania).

Luiz Tadeu Martins Leite, nascido em Montes Claros em 2 de setembro de 1986, é cidadão natural da cidade considerada a “Princesinha do Norte”. Com formação em Gestão Pública, o atual presidente da ALMG é filho de Estela Martins e do ex-prefeito de Montes Claros e ex-deputado Luiz Tadeu Leite. Sua trajetória política se destaca pelo fato de ter se tornado um dos mais jovens a ocupar um assento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, assumindo o cargo aos 24 anos.

Em seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual, neste ano exerceu interinamente, por cinco dias, a função de governador do estado, substituindo o governador Romeu Zema (Novo).

“Estou muito emocionado em fazer parte desse rol de tantas pessoas que já receberam essa homenagem e que de fato contribuem para o progresso de Montes Claros e da nossa região. É muito bom receber uma medalha que se confunde com a história de Montes Claros, que faz 166 anos. É claro, isso me deixa muito orgulhoso, muito honrado, mas aumenta ainda mais responsabilidade em continuar trabalhando como deputado estadual, hoje como presidente da assembleia de Minas a favor de Montes Claros. É importante nós reafirmarmos aqui o nosso compromisso com toda a região e com o estado de Minas Gerais. Saio daqui hoje feliz porque, claro, Deus me agraciando com muitas honras nestes últimos tempos, mas você receber a medalha da sua casa, da sua terra, tem um símbolo mais importante”, disse o presidente da ALMG, deputado Luiz Tadeu Martins Leite.

Na oportunidade da homenagem, o deputado falou à imprensa sobre as expectativas e desafios da legislatura enquanto presidente na assembleia, “Nós, juntamente com toda a bancada do Norte, com todos os deputados e deputadas que representam também a nossa região, temos a missão de diminuir cada vez mais os problemas que ainda temos. O Norte de Minas  já avançou muito. Tem um progresso muito grande acontecendo não só na energia renovável, mas em outros setores também. Mas é importante o seu poder público, seja a assembléia, seja o governo do estado está cada vez mais atento às demandas. Nós temos um problema de seca, que é um problema latente e histórico na região que temos que aprender a conviver com ela, mas ao lados dos deputados e deputadas nós temos essa missão de melhorar”, afirma o deputado Luiz Tadeu Martins Leite.

Durante o período como governador interino, o deputado sancionou o projeto de lei complementar 18/2023, que autorizou às prefeituras a desvincular os recursos carimbados da saúde nos cofres municipais para outras áreas. “Nós assinamos um projeto de lei que foi construído na assembleia. Eu tive a honra de sancionar como governador do estado e destravou, proativamente, mais de dois milhões de reais para 780 municípios, incluindo vários municípios do Norte de Minas. Então, acho que as missões nós já conhecemos.O importante é dar cada vez mais forma e união às pautas do Norte de Minas e de Minas Gerais. E aqui eu posso garantir , a bancada do norte, a assembleia de Minas está unida dialogando sempre com o governo do estado e com os outros poderes sempre a favor da nossa região e do nosso estado”, complementa o deputado homenageado.

Para o vice-prefeito e secretário de serviços urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães, a homenagem ao deputado Luiz Tadeu Martins Leite é um reconhecimento da sociedade através da Câmara Municipal. “Todos nós, gestores públicos, quando fazemos os nossos serviços, não estamos fazendo não mais que a nossa obrigação. E quando a Câmara Municipal, nesta data de 3 de julho, homenageia nosso presidente da assembleia, ela demonstra o que a população pensa efetivamente daqueles que trabalham por Montes Claros. E o deputado Tadeu Martins, tão jovem e já ocupando um cargo tão alto, demonstra o quanto ele é competente, que ele é inteligente e sábio. Isso eleva o nome de Montes Claros, pois as pessoas ligam o nome diretamente e isso faz com que Montes Claros seja reconhecida como uma cidade próspera”, ressalta o vice-prefeito Guilherme Guimarães.

Na ocasião da solenidade, o vice-prefeito Guilherme Guimarães falou sobre as conquistas ao longo dos 166 anos de Montes Claros. “A cidade tem para comemorar. A qualidade de vida é muito grande. A cidade de Montes Claros hoje pelos indicadores é a quarta melhor cidade para se viver em Minas Gerais. É a vigésima cidade em saneamento básico. Os indicadores da educação aumentaram significativamente demonstrando o trabalho efetivo. E o mais importante, Montes Claros passa por um novo ciclo virtuoso: são quatro novas multinacionais que estão se instalando aqui, transformando o município no maior polo farmacêutico do país. E a nova fase é da logística com a nova rodovia que ligará Brasília (DF) a Montes Claros diretamente através de São Francisco que fará com que Montes Claros aumente consideravelmente sua capacidade de logística nacional”, finaliza Guilherme Guimarães.

A cerimônia de entrega da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros foi realizada durante o aniversário de 166 anos do município e contou com a presença de líderes políticos e empresariais, além de amigos e familiares do homenageado. Entre eles os deputados federais Marcelo Freitas (União) e Paulo Guedes (PT), e os deputados estaduais Arlen Santiago (PTB), Gil Pereira (PSD), Leninha (PT) e Oscar Teixeira (PP).

Homenageados:

O primeiro homenageado a receber a medalha foi o general Evandro Moreira de Souza Lima, então superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

1971: General Evandro Moreira de Souza Lima

1973: Antônio Lafetá Rebello e Dr. José de Magalhães Pinto

1974: Dr. João Luiz de Almeida e José Carlos Valle de Lima

1975: General José Lins de Albuquerque

1976: Dr. Aureliano Chaves e Ney Aminthas de Barros Braga

1977: Dr. Hermes Augusto de Paula

1978: General Ernesto Geisel (Presidente da República) e Dr. Alpheu Gonçalves de Quadros

1979: Dr. Geraldo Corrêa Machado

1980: Francelino Pereira dos Santos

1982: Dr. Elizeu Resende

1984: Dr. Heráclito Sobral Pinto

1986: José Sarney

1987: Dr. Luiz Tadeu Leite

1988: Marina Helena Lorenzo Fernandes Silva

1989: Dr. Elias Siufi

1991: Darcy Ribeiro

1992: Maria Jacy Ribeiro

1993: Walduk Wanderley; 1994: Dr. Pedro Santos

1995: Dr. João Bosco Martins de Abreu

1996: Dom Geraldo Majela de Castro

1997: Humberto Guimarães Souto

1998: Dr. Mário Ribeiro da Silveira

1999: Dr. Luiz de Paula Ferreira

2000: Maria José Colares Moreira (Zezé Colares)

2001: José Alencar Gomes da Silva

2002: Aécio Neves da Cunha

2003: Jairo Ataíde Vieira

2004: Padre Aderbal Humberto Murta de Almeida

2005: Gilberto Wagner Martins Pereira

2006: Dr. Arlen Santiago Filho

2007: Paulo César Gonçalves de Almeida

2008: Jamil Habib Curi

2009: Dr. Antônio Adilson Salgado Araújo

2010: Antônia Colares (Tonha)

2011: Paulo César Mota Santiago

2012: Professor João dos Reis Canela

2013: Carlos Welth Pimenta de Figueiredo

2014: Yvonne de Oliveira Silveira

2015: Tânia Raquel de Queiroz Muniz

2016: Padre Henrique Munáiz Puig

2017: Newton Carlos Amaral Figueiredo

2018: Ivan de Souza Guedes

2019: Josué Christiano Gomes da Silva

2020: Paulo de Faria Ribeiro; 2021

Marcelo Eduardo Freitas

2022: Guilherme Augusto Guimarães Oliveira

2023: Luiz Tadeu Martins Leite.

Compartilhe: