DECEMBER 9, 2022


Neurocirurgiões do hospital Aroldo Tourinho realizam procedimento inovador

A nova técnica traz maior segurança e rapidez ao tratamento de aneurismas cerebrais.

Procedimento (1)

Foto: Divulgação

O Hospital Aroldo Tourinho realizou na última terça-feira (27), através de sua equipe de neurocirurgiões, um inovador tratamento de aneurisma intracraniano, por meio de uma técnica minimamente invasiva, a embolização com diversor de fluxo. Essa abordagem proporciona maior segurança aos pacientes, além de uma recuperação mais ágil e redução significativa de complicações.

O médico neurocirurgião do HAT, Marcilio Monteiro Catarino, explica que “os aneurismas intracranianos são dilatações anormais em vasos sanguíneos do cérebro, que podem representar riscos graves à saúde, como sangramentos ou rupturas – AVCs hemorrágicos, popularmente conhecidos como derrame. Os métodos tradicionais de tratamento envolvem cirurgias invasivas e delicadas, com um longo tempo de duração e possíveis complicações”.

“É a primeira vez no norte de Minas que é realizado um procedimento utilizando este moderno dispositivo. Uma das principais vantagens dessa técnica é a segurança, tanto para o paciente, quanto para os profissionais envolvidos na cirurgia. Por ser minimamente invasiva, a embolização com diversor de fluxo diminui os riscos de infecções, complicações e tempo de recuperação prolongado. Além disso, o procedimento é realizado em um tempo médio de 30 minutos, muito mais rápido que os métodos convencionais”.

“A embolização de aneurismas intracranianos com o diversor de fluxo é uma técnica revolucionária que vem mudando esse cenário. Através desse procedimento, um dispositivo é utilizado para “cobrir” a superfície do aneurisma, promovendo a coagulação e bloqueando o fluxo sanguíneo para a área afetada. Essa ação evita que o aneurisma se rompa, reduzindo significativamente os riscos associados ao problema”, diz o médico neurocirurgião vascular, Rogério Zenóbio Darwich.

A técnica tem se mostrado eficaz em diversos casos, sendo especialmente indicada para pacientes com aneurismas complexos, de difícil acesso ou que apresentam alto risco cirúrgico. No entanto, cada caso é avaliado individualmente pela equipe médica, que determina a melhor abordagem terapêutica para o paciente.

“O Hospitalar do Tourinho vem investindo muito no aperfeiçoamento de suas tecnologias confiáveis. Estamos fazendo um novo trabalho com a ampliação do serviço de neurologia, possibilitando assistir de forma integral o nosso cliente e, dessa forma, levar o que há de mais inovador no mercado para melhorar a assistência aos pacientes”, diz o diretor técnico do HAT, médico Renato Oliveira Feliciano.

O presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destaca que “a busca constante por novas técnicas e procedimentos permite que a instituição seja referência em serviços de saúde de qualidade, proporcionando resultados mais positivos e uma maior qualidade de vida aos pacientes”.

“Com essa inovação no tratamento de aneurismas intracranianos, o Hospital Aroldo Tourinho reafirma seu compromisso em oferecer melhor assistência médica e tecnologia avançada aos pacientes”, afirma o presidente, e finaliza: “parabenizamos nossa equipe médica, composta de neurocirurgiões renomados e experientes, por mais essa conquista e parceria em oferecer à população os melhores tratamentos de saúde”.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros

Montes Claros Literária