DECEMBER 9, 2022


Neurocirurgiões do hospital Aroldo Tourinho realizam procedimento inovador

A nova técnica traz maior segurança e rapidez ao tratamento de aneurismas cerebrais.

Procedimento (1)

Foto: Divulgação

O Hospital Aroldo Tourinho realizou na última terça-feira (27), através de sua equipe de neurocirurgiões, um inovador tratamento de aneurisma intracraniano, por meio de uma técnica minimamente invasiva, a embolização com diversor de fluxo. Essa abordagem proporciona maior segurança aos pacientes, além de uma recuperação mais ágil e redução significativa de complicações.

O médico neurocirurgião do HAT, Marcilio Monteiro Catarino, explica que “os aneurismas intracranianos são dilatações anormais em vasos sanguíneos do cérebro, que podem representar riscos graves à saúde, como sangramentos ou rupturas – AVCs hemorrágicos, popularmente conhecidos como derrame. Os métodos tradicionais de tratamento envolvem cirurgias invasivas e delicadas, com um longo tempo de duração e possíveis complicações”.

“É a primeira vez no norte de Minas que é realizado um procedimento utilizando este moderno dispositivo. Uma das principais vantagens dessa técnica é a segurança, tanto para o paciente, quanto para os profissionais envolvidos na cirurgia. Por ser minimamente invasiva, a embolização com diversor de fluxo diminui os riscos de infecções, complicações e tempo de recuperação prolongado. Além disso, o procedimento é realizado em um tempo médio de 30 minutos, muito mais rápido que os métodos convencionais”.

“A embolização de aneurismas intracranianos com o diversor de fluxo é uma técnica revolucionária que vem mudando esse cenário. Através desse procedimento, um dispositivo é utilizado para “cobrir” a superfície do aneurisma, promovendo a coagulação e bloqueando o fluxo sanguíneo para a área afetada. Essa ação evita que o aneurisma se rompa, reduzindo significativamente os riscos associados ao problema”, diz o médico neurocirurgião vascular, Rogério Zenóbio Darwich.

A técnica tem se mostrado eficaz em diversos casos, sendo especialmente indicada para pacientes com aneurismas complexos, de difícil acesso ou que apresentam alto risco cirúrgico. No entanto, cada caso é avaliado individualmente pela equipe médica, que determina a melhor abordagem terapêutica para o paciente.

“O Hospitalar do Tourinho vem investindo muito no aperfeiçoamento de suas tecnologias confiáveis. Estamos fazendo um novo trabalho com a ampliação do serviço de neurologia, possibilitando assistir de forma integral o nosso cliente e, dessa forma, levar o que há de mais inovador no mercado para melhorar a assistência aos pacientes”, diz o diretor técnico do HAT, médico Renato Oliveira Feliciano.

O presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destaca que “a busca constante por novas técnicas e procedimentos permite que a instituição seja referência em serviços de saúde de qualidade, proporcionando resultados mais positivos e uma maior qualidade de vida aos pacientes”.

“Com essa inovação no tratamento de aneurismas intracranianos, o Hospital Aroldo Tourinho reafirma seu compromisso em oferecer melhor assistência médica e tecnologia avançada aos pacientes”, afirma o presidente, e finaliza: “parabenizamos nossa equipe médica, composta de neurocirurgiões renomados e experientes, por mais essa conquista e parceria em oferecer à população os melhores tratamentos de saúde”.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros Norte de Minas Saúde

NOVEMBRO AZUL: HDG realiza 2 mil testes gratuitos de PSA, neste sábado

Cultura Montes Claros

Museu Regional lança exposições do mês de novembro

Acidente Atendimento SAMU Montes Claros

SAMU socorre idoso após ser atropelado em Montes Claros